Topo

Após assédio online, CEO do estúdio de "H1Z1" e "PlanetSide 2" deixa cargo

Veterano da indústria, Smedley esteve envolvido na produção de jogos online como "EverQuest" e "PlanetSide" -
Veterano da indústria, Smedley esteve envolvido na produção de jogos online como "EverQuest" e "PlanetSide"

Do UOL, em São Paulo

23/07/2015 20h07

O executivo John Smedley deixou seu cargo de CEO e presidente do estúdio Daybreak (antiga Sony Online Entertainment), responsável por jogos como "EverQuest", "PlanetSide 2" e "H1Z1".

De acordo com representantes da produtora, Smedley deverá retornar à Daybreak em algum momento, mas sob um novo cargo.

"Posso confirmar que John Smedley tomará um tempo de folga da companhia pelo futuro próximo e mudará para um cargo diferente a ser determinado", declarou o representante. "Após a finalização dos seus planos, mais informações serão divulgadas".

Embora não tenha indicado seus motivos para sua saída, Smedley passou o último ano sendo constantemente assediado pelo grupo hacker conhecido como Lizard Squad, responsável pela queda da PSN e Xbox Live no último Natal.

O episódio mais emblemático deste caso foi a falsa ameaça de bomba em um voo em que o executivo viajava.

De acordo com Smedley, na rede social Reddit, o principal responsável por este assédio era o hacker finlandês Julius "zeekill" Kivimaki, de 17 anos, que foi condenado por mais de 50 mil crimes online, mas que não servirá tempo na cadeia.

"Ele foi o cara que forçou meu avião a pousar pela ameaça de bomba", escreveu o executivo. "Eu ouvi a gravação completa em que ele convenceu um agente de serviço ao cliente de uma linha aérea que havia uma bomba no avião. Ele também, em conjunto com outros, me mandou fotos da sepultura  do meu pai com coisas terríveis. Tive minha história de crédito inteira colocada na internet, incluindo meu seguro social e informações da minha família. Tivemos várias redes sociais e outras coisas invadidas e familiares receberam ligações".

Smedley também disse que sua casa foi invadida pela SWAT várias vezes, e que mais de 50 falsas aplicações de crédito foram feitas em seu nome.

"Então, de forma simples - eu quero este tipo na cadeia por um bom tempo", continuou. "Você não pode fazer algo assim sem nenhum tipo de consequência. Planejo fazer de tudo em meu poder para dar o que ele merece na corte, de um jeito ou outro".

Smedley tem mais de 20 anos de na indústria, e tem sido CEO da Daybreak desde os anos 90. Durante sua carreira, o executivo esteve envolvido na produção de diversos games online, incluindo "Everquest", "PlanetSide", "Star Wars: Galaxies" e "H1Z1".