Topo

Game que é misto inusitado entre futebol e carros conquista até americanos

"Rocket League" é um dos lançamentos mais comentados de julho - até nos EUA - Divulgação
"Rocket League" é um dos lançamentos mais comentados de julho - até nos EUA Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

11/08/2015 13h00

Games de futebol tradicionais como "FIFA" e "Pro Evolution Soccer" nunca sequer dão as caras nas listas dos mais vendidos nos EUA. Já "Rocket League", um simulador de futebol com carros acrobáticos, está há semanas liderando as vendas no Steam.

Disponível para PC e PlayStation 4, o jogo tem como foco o modo multiplayer online, que passa da casa dos 60 mil jogadores online a qualquer momento do dia.

Em pequenos campos, times de até quatro jogadores lutam para marcar gols. Ao invés de atletas de carne e osso, porém, cada pessoa controla um carro capaz de ativar um turbo, realizar saltos duplos e até correr pelas paredes.

Cabe aos times coordenar quem defende e quem tenta avançar com a bola gigante contra os adversários, utilizando sempre a velocidade dos veículos como uma arma.

Testado no PlayStation 4, "Rocket League" diverte por sua acessibilidade. É fácil pegar o controle e arremessar o carro contra a bola, torcendo pelo melhor. Com o passar das partidas, porém, a diversão torna-se mais complexa: aperfeiçoar a técnica de jogo e conseguir realizar belos gols e defesas é muito satisfatório.

Trailer mostra a ação de "Rocket League"

A magia do gratuito

"Rocket League" é extremamente parecido com seu predecessor, o jogo de 2008 "Supersonic Acrobatic Rocket-Powered Battle-Cars". Na época, o game foi bem recebido, mas recebeu pouca atenção do público.

O sucesso de "Rocket League" se deu, principalmente, por conta de sua distribuição como um bônus grátis do serviço PlayStation Plus. Os primeiros jogadores espalharam a novidade, e foi então que o jogo começou a subir no ranking de vendas - até mesmo no PC.

"Rocket League" já ultrapassou a marca de 5 milhões de downloads.