Topo

Exclusivo do "PES 2016", Corinthians já provocou a Konami e exaltou "FIFA"

Reprodução
Imagem: Reprodução

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

20/08/2015 13h57

Nesta última quarta-feira (19), o departamento de marketing do Corinthians revelou que o clube fechou parceria com a Konami para aparecer com exclusividade no "PES 2016" e ficar fora do "FIFA 16".

Porém, nem sempre o relacionamento entre o time de Parque São Jorge e a produtora de jogos japonesa foi tão amigável.

Em setembro de 2013 a página oficial do game no Facebook fez uma brincadeira com o Corinthians para falar sobre a demonstração de "PES 2014" na Xbox Live, que teve um problema e ficou fora do ar.

Veja a imagem abaixo:

Na época, a expressão “pênalti para o Corinthians" ficou popular na internet para tirar sarro de lances polêmicos da arbitragem em jogos do Corinthians.

O Corinthians não deixou por menos e revidou nas redes sociais, ironicamente menosprezando o "PES" e exaltando o rival "FIFA" - inclusive, usando uma imagem do "FIFA 14" mostrando Corinthians e Flamengo.

Veja abaixo como foi:

Brasileirão no "FIFA 16" e "PES 2016"

Além de dizer que "Quem nasceu para ser 'PES' nunca vai ser 'FIFA'", a publicação criticou também o menu principal da demo do "PES 2014":

“Temos 4 especialistas em criptografia tentando entender o menu principal. Estimamos que dentro de 12 dias iniciaremos uma partida", dizia o texto.

Além de Palmeiras e Corinthians, que já tiveram suas presenças em "Pro Evolution Soccer 2016" confirmadas, outros 17 clubes brasileiros já garantem que aparecerão no game da Konami, conforme apurou o UOL Jogos.

A exemplo de Corinthians e Palmeiras, as demais equipes aparecerão no "PES" com seus escudos e nomes reais. Os atletas dos times paulistanos aparecerão com seus nomes e feições reais, mas jogadores que não quiserem aparecer no game têm liberdade para tal.

Oficialmente, a Konami recusa-se a comentar o assunto.

Atlético-MG, Atlético-PR, Avaí, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Joinville, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo, Sport e Vasco aparecerão no "PES".

Flamengo alega ainda estar negociando sua aparição.

Paralelamente, apenas quatro clubes já confirmam que aparecerão no "FIFA 16": Coritiba, Grêmio, Santos e Ponte Preta.

Além dos clubes, "Pro Evolution Soccer 2016" também terá estádios brasileiros, como Arena Corinthians, Morumbi, Vila Belmiro e Mineirão, conforme revelado pela Konami. "FIFA 16" não terá nenhuma arena nacional.

Com versões para PlayStation 4, Xbox One, PC, PlayStation 3 e Xbox 360, "Pro Evolution Soccer 2016" será lançado no dia 15 de setembro.

Por sua vez, "FIFA 16" chega uma semana depois, dia 22 de setembro, em versões para as mesmas plataformas.

No ano passado, a EA alegou que supostas "mudanças no processo de licenciamento no Brasil" impediram que os times figurassem no "FIFA 15".

O concorrente "Pro Evolution Soccer 2015" teve os times brasileiros, mas muitos em estado incompleto, com nomes e rostos genéricos para vários jogadores.