Topo

"Ficar fora do 'FIFA' é prejuízo muito grande", diz produtor de "FIFA 16"

Para o brasileiro Gilliard Lopes, "o fã do futebol bem jogado não tem dúvida de qual game jogar" - Divulgação
Para o brasileiro Gilliard Lopes, "o fã do futebol bem jogado não tem dúvida de qual game jogar" Imagem: Divulgação

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

11/09/2015 17h43

"FIFA 16" terá apenas 16 times brasileiros, bem menos do que o rival "PES 2016", que terá todas as equipes da série A, quatro da série B e até alguns estádios nacionais.

Porém, isso não parece ser problema para Gilliard Lopes, brasileiro envolvido na produção da série de futebol da Electronic Arts: "Acho que é um prejuízo muito grande ficar fora do 'FIFA'", comentou ele em entrevista exclusiva ao UOL Jogos.

"Até como torcedor, eu já passei por isso. Meu time do coração, o Fluminense, não esteve presente em algumas edições do 'FIFA'. Muitos times de outros países enxergam um valor além do financeiro em aparecer no game de futebol mais jogado do planeta. Tenho colegas aqui no estúdio, por exemplo, que ouviram falar do Fluminense e outros times brasileiros pela primeira vez através do jogo", conta ele.

Gilliard confia também na qualidade do jogo em si. Questionado sobre a concorrência ter mais licenças de clubes e estádios nacionais, ele diz que "o fã do futebol bem jogado não tem dúvida de qual game jogar".

"Quando você coloca na balança todas as novidades que o 'FIFA' traz ano a ano, acho que fica difícil tomar outra decisão, mesmo pra quem ficou chateado que, nesse momento, seu time do coração ficou de fora".

Times brasileiros no FIFA 16 - Divulgação - Divulgação
"FIFA 16" terá apenas 16 times do futebol brasileiro
Imagem: Divulgação

Inclusive, o produtor dá previsão otimista para o fim dos atletas genéricos que aparecerão nas equipes nacionais no game. A atualização para "FIFA 16" com jogadores de times brasileiros com nomes e aparências reais já existe, está sendo testada e talvez já esteja disponível online no lançamento do jogo, dia 22 de setembro.

Segundo ele, "a atualização já está sendo testada à exaustão e deve ser lançada perto do lançamento, isso se não for no próprio dia do lançamento".

"Seria estranho a gente correr tanto atrás desse conteúdo, fazer todo esse esforço para ter os times se não fosse para ter também os atletas reais", comenta.

Sobre as negociações com as equipes brasileiras, Gilliard explica que elas se arrastaram para até depois do próprio jogo ficar pronto. "Por isso que não deu tempo de colocar os atletas no disco e vamos lançar em uma atualização online", explica.