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5 motivos para ficar de olho em "Mafia III"

Mafia III - Família - Divulgação - Divulgação
Será possível manter ou quebrar alianças com parceiros em "Mafia III"
Imagem: Divulgação

Victor Ferreira

Do Gamehall, em Novato*

19/10/2015 16h01

Mesmo com vários rumores circulando nos últimos anos, o anúncio de "Mafia III" pegou muita gente de surpresa, no mínimo por sua mudança de foco.

Após dois jogos voltados puramente na máfia italiana, o novo game tem como protagonista Lincoln Clay, um gângster negro que procura vingar sua família criminosa e dominar o submundo de Nova Orleans durante o tumultuoso ano de 1968, enfrentando no processo os efeitos da época, como a Guerra do Vietnã e o racismo institucionalizado do sul dos EUA.

Por convite da 2K Games, tivemos chance de ver mais sobre o título, que tem tudo para ser uma das surpresas de 2016.

Mafia III - Lincoln - Divulgação - Divulgação
Lincoln Clay é o primeiro protagonista da série a não ser da 'Cosa Nostra'
Imagem: Divulgação

Máfia à não-italiana

A mudança mais significativa em relação aos jogos anteriores é justamente ao não ser focado exclusivamente na máfia italiana, com direito a um protagonista sem relação direta com ela.

A 'Cosa Nostra' ainda tem grande papel no jogo, sendo o principal alvo da vingança de Lincoln, e  Vito Scaletta, de "Mafia II", será um de seus aliados durante a narrativa, mas a produtora Hangar 13 quis expandir o conceito deste tipo de organização criminosa, para reflletir a época do jogo.

"Nos EUA, em geral, foi neste período que o termo 'máfia' passou a ser algo mais significativo do que apenas a máfia tradicionalmente italiana, com diferentes etnias lutando por controle nestas regiões", afirmou o produtor executivo do jogo, Andy Wilson.

A 'família' de Lincoln também se condensa nesta ideia mais abrangente de uma organização criminosa, envolvendo aliados como o italiano Vito, o irlandês Burke e a haitiana Cassandra.

Mafia III - Tensão Racial - Divulgação - Divulgação
Passando-se em 1968, "Mafia III" promete mostrar as dificuldades e controvérsias da época
Imagem: Divulgação

The Times They Are A-changing

O final dos anos 60 representou grandes mudanças no pensamento e sociedade dos EUA, e o Hangar 13 quer recriar estes tempos conturbados em "Mafia III".

"A série sempre pulou de época em época, e queríamos seguir a tradição", explicou Wilson. "E quando vimos que estaríamos por volta dos anos 60, começamos a nos perguntar o que poderíamos trazer desta época para o jogo?"

"Especialmente no fim dos anos 60 pudemos ver grandes marcos como assassinatos, as tensão do movimento dos Direitos Civis e o que eclodiu com isso, e pareceu perfeito para nós".

O jogo se passa em 1968, especificamente, um dos anos mais significativos da história americana, marcado pelas mortes de figuras como Martin Luther King Jr. e Robert F. Kennedy, e com o público ficando cada vez mais contra a Guerra do Vietnã.

Com isto, o Hangar 13 decidiu incorporar este período em Lincoln, um negro veterano de guerra vivendo em uma das maiores cidades do Sul dos Estados Unidos.

Mafia III - Nova Orleans - Divulgação - Divulgação
Regiões conhecidas de Nova Orleans, como o Bairro Francês, serão retratados com fidelidade
Imagem: Divulgação

Cidade do som

Embora não seja tão emblemática quanto metrópoles americanas como Nova York, Los Angeles e São Francisco, a cidade de Nova Orleans é memorável a sua própria maneira, servindo até como inspiração para New Marais, de "Infamous 2".

"É um local único, memorável e facilmente identificável para o público", de acordo com Wilson. "É nossa versão dela, não é Nova Orleans em si e sim uma versão ficcional dela, mas esperamos que traga aquela sensação específica de tempo e local, e quando você estiver jogando sinta que ele seja um lugar verossímil".

Durante a demo, foi possível ver locais tipicamente associados com Nova Orleans, em especial o Bairro Francês. E por ser uma cidade tão associada à música, foi possível ouvir diversas performances de jazz ao caminhar ao lado de bares e outros estabelecimentos - além de várias músicas de bandas icônicas da época, como os Rolling Stones e "Paint it Black".

"Áudio é uma parte significativamente mais importante para este tipo de experiência do que pessoas dão crédito", explicou o produtor. "A música desta época é algo incrível para nós, porque é uma era tão legal na sua história com Hendrix e os Stones - que como vocês já viram já foram licenciados para o jogo".

"Há muito mais. Vamos ter uma seleção de música substancial", continuou. "Não apenas os grandes sucessos, mas vamos tentar dar uma de 'Pulp Fiction' e encontrar algumas joias esquecidas desta época".

Mafia III - Nova Orleans - Divulgação - Divulgação
Regiões conhecidas de Nova Orleans, como o Bairro Francês, serão retratados com fidelidade
Imagem: Divulgação

Medo ou respeito

Para aumentar sua influência no submundo criminoso de Nova Orleans, Lincoln deverá tomar os diversos negócios ilícitos dos diversos grupos que dominam a cidade, e é aqui que a 2K Games promete um nível de variedade maior do que em outros jogos de mundo aberto.

Na demonstração, Lincoln tinha como objetivo identificar e tomar a base de operações de um gângster no Bairro Francês. Para isso, o jogador precisou procurar por um informante em um cemitério, que deu maiores detalhes sobre o local.

De acordo com Wilson, é possível encontrar outras fontes de informação, que mostrariam acessos alternativos ao QG do gângster, ou simplesmente partir para cima dos bandidos assim que souber exatamente onde ele está.

Estas ações acabam afetando a reputação de Lincoln nas ruas, que de acordo com o produtor influenciam em como seus inimigos reagem a ele. Ao matar os informantes, por exemplo, será mais difícil arrancar o que for preciso deles, enquanto também é possível ser conhecido por negociar com seus rivais.

"O jeito em que você afeta estes esconderijos variam dependendo de em que região da cidade ele está", explicou Wilson. "Se você quiser que o chefe apareça para que você possa eliminá-lo - ou convertê-lo, caso seja possível - é preciso diminuir a possibilidade de ganho dele, e é aqui que suas ações no mundo aberto vão ser importantes".

A demonstração também indica que inimigos também não ficarão passivos depois da tomada de um terreno, terminando com uma emboscada e perseguição contra Lincoln.

O preço da lealdade

Ao tomar um território inimigo, Lincoln pode escolher entre Vito, Burke e Cassandra como seu novo comandante. Cada um deles traz seu próprio tipo de vantagem que poderá ser usado pelo jogador, mas também afeta a reputação com os outros dois.

Segundo Wilson, a aliança entre estes quatro personagens é relativamente tênue, já que todos querem um controle maior da cidade, e fica a critério do jogador mantê-la viva com uma divisão igual de áreas, ou focando-se principalmente em apenas um deles.

"Como um jogador você vai querer escolher opções diferentes porque há recompensas diferentes que cada um destes personagens podem trazer para você, mas manter esta aliança viva é uma escolha em si", explicou. "Você não precisa deixar tudo feliz e tranquilo ao distribuir tudo igualmente. Se você quiser investir em um deles a despeito dos outros dois, é certamente possível - mas haverá consequências e coisas que acontecerão em relação à narrativa e aos personagens, que poderão ser vistas dinamicamente".

Infelizmente, Wilson não entrou em maiores detalhes de como estas decisões poderão afetar o resto do game, mas iondicou que esta liberdade para o jogador será o maior trunfo de "Mafia III" em relação a outros games de mundo aberto.

"Mafia III" será lançado em 2016 para PC, PS4 e Xbox One.