Topo

Estúdio de "Forza Motorsport" usa dados dos drivatares para melhorar jogos

Piloto virtual: Já existem mais de sete milhões de drivatares únicos, revelou a Turn 10 - Divulgação
Piloto virtual: Já existem mais de sete milhões de drivatares únicos, revelou a Turn 10 Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

20/10/2015 14h43

Uma das primeiras amostras das possibilidades do processamento em nuvem do Xbox One, os drivatares da série "Forza Motorsport" deram uma agitada no mundo dos games de corrida quando chegaram no finalzinho de 2013, em "Forza Motorsport 5".

De lá para cá, mais de 7 milhões de drivatares únicos correram pelas pistas de "Forza", revelou o diretor criativo Bill Giese ao UOL Jogos. Esse número se refere apenas aos pilotos das edições completas dos "Forza Motorsport" e de "Forza Horizon 2", sem contar jogadores que passaram apenas pelas demonstrações dos jogos ou pelo game promocional de "Velozes & Furiosos 7".

"Diferente de um piloto controlado pela inteligência artificial, o drivatar reproduz o estilo de direção, comportamento e habilidade do jogador por trás dele", explicou o diretor. "Você pode ter um drivatar de 'Forza Horizon 2' correndo em uma prova de 'Forza 6', mas ele não vai saber se virar muito bem numa aquaplanagem, porque é algo que o jogador não ensinou a ele".

Assim como os drivatares aprendem com os jogadores, a Turn 10 aprende com eles. "Através dos drivatares, recebemos uma quantidade imensa de dados sobre o funcionamento do game e como as pessoas jogam. Usamos isso para aprimorar a experiência e no desenvolvimento dos futuros 'Forza Motorsport'".

Giese explicou que a quantidade de dados vinda de "Horizon 2", um jogo de mundo aberto situado nas estradas da Europa mediterrânea, é gigantesca. "Podemos ver como os jogadores se adaptam aos vários terrenos, como usam os freios e lidam com a mudança de temperatura do asfalto ao cair da noite. Tudo isso é informação que levamos em conta na hora de desenvolver 'Forza 6'".

Pilotagem agressiva

Uma reclamação constante dos jogadores é que alguns drivatares são muito agressivos. Segundo Giese, a razão disso é que a maior parte dos pilotos virtuais vem das campanhas solo dos games. "As pessoas fazem manobras mais ousadas quando jogam sozinhas e isso se reflete nos drivatares", explicou. "Quando você joga corridas online, os jogadores são mais educados".

Por esse motivo, a Turn 10 incluiu em "Forza Motorsport 6" uma opção para limitar a agressividade dos drivatares em cada corrida. "Isso não modifica o comportamento do drivatar, mas filtra aqueles que são mais agressivos e os deixa de fora do seu jogo".

O jogo mais recente da série, "Forza Motorsport 6" é dublado em português e está disponível para Xbox One.