2015 é o ano de comemoração dos 30 anos da franquia do encanador mais famoso do mundo: o Mario. Para celebrar o feito, reunimos jogos que não são tão conhecidos assim, ou seja, que o público ocidental quase não ouviu falar:
1) Punch Ball Mario Bros (NEC PC-8801)
Ano de lançamento: 1984
Um dos primeiros jogos licenciados do Mario, o "Punch Ball" foi criado pela Hudson Soft (aquela de Bomberman). Ele é similar ao primeiro Mario, onde você tinha uma única tela para derrotar os inimigos. Porém, nessa versão você pode usar as Punch Ball do título para tonteá-los.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/8b/2015/11/13/unch-ball-mario-bros-nec-pc-8801-1447423008932_615x300.png)
2) Wrecking Crew (NES)
Ano de lançamento: 1984
Lançado inicialmente para arcades, o game ganhou uma versão americana para os consoles em 1985. Mario vira um demolidor de martelo na mão e precisa destruir blocos de pedra de uma construção, enquanto derrota inimigos.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/5c/2015/11/13/2-wrecking-crew-nes-1447423859429_615x300.jpg)
3) Pinball (NES)
Ano de lançamento: 1984
Esse podia ser apenas um jogo de Pinball comum, porém a fase de bônus incluiu o encanador. Mario carrega uma plataforma onde a bola deve ricochetar e destruir blocos, no estilo de Breakout. Ao destruir todos os alvos, Pauline (aquela de Donkey Kong) cai e o herói deve segurá-la para não perder os pontos.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/74/2015/11/13/3-pinball-nes-1447424114468_615x300.jpg)
4) All Night Nippon Super Mario Bros. (Famicom)
Ano de lançamento: 1986
Disponível apenas para o Famicon Disk System, o game foi baseado no "Super Mario Bros.", mas com diversas diferenças para homenagear o programa de rádio japonês All Night Nippon. A principal mudança são os inimigos, substituídos por celebridades da época.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/70/2015/11/13/4-all-night-nippon-super-mario-bros-famicom-1447424245554_615x300.png)
5) I Am a Teacher: Super Mario Sweater (Famicon Disk System)
Ano de lançamento: 1986
Outro exclusivo do Disk System, o game é um simulador de... tricô. Os usuários poderiam escolher as estampas, baseados nos personagens da franquia, e ter aulas virtuais para criar suéteres.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/d0/2015/11/13/i-am-a-teacher-super-mario-sweater-famicon-disk-system-1447424732453_615x300.jpg)
6) Kaettekita Mario Bros. (Famicom)
Ano de lançamento: 1988
"Kaettekita" é uma versão especial de "Mario Bros.", com novos designs de fases e propagandas da companhia de comida Nagatanien, patrocinadora do jogo. Entre novembro de 1988 e maio de 1989, jogadores que atingissem uma certa pontuação ganharam códigos promocionais para uma cópia de "Super Mario 3".
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/b8/2015/11/13/kaettekita-mario-bros-famicom-1447425659557_615x300.jpg)
7) Mario Roulette (Arcade)
Ano de lançamento: 1991
Semelhante a um caça-níquel, essa máquina foi desenvolvida em parceria com a Konami. O jogador deve alinhar linhas e colunas com as mesmas imagens, que ficam girando até o único botão de controle ser acionado.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/08/2015/11/13/mario-roulette-arcade-1447425531954_615x300.jpg)
8) Super Mario Bros & Friends: When I Grow Up (DOS)
Ano de lançamento: 1991
Basicamente um programa de colorir para computadores, com várias ilustrações (inclusive algumas animadas) dos personagens da franquia, além de Link e a versão de desenho animado do Bowser. Era possível também imprimir os desenhos em papel.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/f3/2015/11/13/super-mario-bros--friends-when-i-grow-up-dos-1447425809539_615x300.jpg)
9) Mario Undoukai (Arcade)
Ano de lançamento: 1993
Undoukai é uma versão de jogo de dança para arcade, semelhante a "Dance Dance Revolution". São três modos de jogo: corrida de 100m, uma corrida com Yoshi e 110 metros com obstáculos.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/a8/2015/11/13/mario-undoukai-1447428971131_615x300.jpg)
10) Hotel Mario (CD-i)
Ano de lançamento: 1994
Uma das bizarrices publicadas para o Philips CD-i, em "Hotel Mario" o objetivo é fechar todas as portas dos andares para passar de fase. Os inimigos reabrem as portas, dificultando a tarefa. E olha que são seis hotéis com 10 estágios cada e um sétimo com quinze estágios. Haja dedicação...
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/b5/2015/11/13/hotel-mario-cd-i-1447427318125_615x300.jpg)
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