Topo

Febre de "Fallout 4" invade até os celulares com ótimo 'app companheiro'

Divulgação
Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

13/11/2015 19h43

Ainda que a mania dos 'apps companheiros' inúteis de jogos ainda não tenha acabado, vez ou outra surge das grandes produtoras uma boa ideia que aproveita a 'segunda tela' do celular ou do tablet em benefício do jogador.

O aplicativo de "Fallout 4", engenhosamente batizado de "Fallout Pip-Boy", é um exemplo positivo. Como o nome sugere, o software simula as funcionalidades do Pip-Boy - o computador de pulso vestido por todos os protagonistas da série.

O download gratuito já está disponível através das lojas digitais de aparelhos iOS e Android.

Mais do que mera distração, o Pip-Boy permite que jogadores lidem com os menus de "Fallout 4" sem precisar interromper a ação. O aplicativo torna acessível pelo celular telas como as de inventário, mapa, rádio e atributos.

Como extras, jogadores podem acessar minigames inspirados por clássicos dos fliperamas como "Donkey Kong" e "Missile Command".

A exemplo de apps companheiros como o de "Destiny", o Pip-Boy também funciona mesmo quando o jogador está longe de seu game - ainda que sua utilidade nesses casos seja bastante reduzida.

Como um bônus divertido, os poucos sortudos que conseguiram uma das raras cópias da 'Pip-Boy Edition' de "Fallout 4" podem encaixar seus celulares no suporte de pulso que acompanha o game, vestir um macacão azul e fingir que é um verdadeiro sobrevivente do Vault 111.

"Fallout 4" já está disponível em versões para PlayStation 4, Xbox One e PC.