Topo

Sucesso no YouTube e Skype, jogo de desativar bombas vira febre na internet

Você deve desarmar uma bomba em menos de 5 minutos e vai precisar da ajuda de seus amigos para fazer isso - Divulgação
Você deve desarmar uma bomba em menos de 5 minutos e vai precisar da ajuda de seus amigos para fazer isso Imagem: Divulgação

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

16/11/2015 15h46

Imagine que você está em uma sala escura e trancada com uma maleta em sua frente. Você começa a ouvir um tic-tac e repara que a maleta é uma bomba relógio. Por sorte você conta com a ajuda de amigos que têm um manual de instruções para desativar bombas, mas, para isso acontecer, é necessário descrever todos os detalhes da bomba para que eles consigam lhe dar as instruções corretas para impedir a explosão.

Essa é a premissa de "Keep Talking and Nobody Explodes", um quebra-cabeça assimétrico criado pela Steel Crate Games, que se tornou uma das experiências mais empolgantes do momento. A ideia é que somente uma pessoa veja o que está acontecendo no game usando um aparelho de realidade virtual, enquanto os outros jogadores leem as instruções do manual para desarmar a bomba (que tem uma versão em português criada por jogadores brasileiros).

Desde outubro desse ano, época em que o jogo foi lançado, os vídeos de gameplay já somam mais de 5 milhões visualizações e cerca de 50 novos vídeos são enviados para o YouTube todos os dias.
 
Como nem todo mundo tem um acessório de realidade virtual, o game possui um modo para jogar apenas com a tela do computador. Isso trouxe o lado criativo dos YouTubers brasileiros para dar um jeitinho para jogar: quem lê as instruções usa o Skype para passar as instruções.

Cada bomba possui os mais diferentes painéis e dispositivos de segurança que seguem uma lógica para serem desarmados. A questão é que são tantos tipos de quebra-cabeças que vão dos mais simples, como cortar um fio, descobrir a sequencia de um teclado com símbolos incomuns e até identificar código morse.

Diversos canais brasileiros do YouTube como o Nerdplayer e Maxium C00p fizeram vídeos mostrando como o jogo funciona dessa forma, já no Coisa de Nerd, Leon e Nilse ficaram cada um em um computador diferente, mas sem um olhar o computador do outro. Assim a experiência fica preservada e mostrando que pode ir além do que os produtores pensaram. O vídeo abaixo mostra algumas situações desses canais em ação.

 

 

A ideia de desarmar uma bomba é interessante e divertida. Existem centenas de milhares de gameplays do jogo em ação na rede social de vídeos. Além disso, como deu para perceber logo acima, nem todo mundo consegue pensar rapidamente quando precisa traduzir ao mesmo tempo em que precisa passar as instruções.

"Keep Talking and Nobody Explodes" já está disponível no Steam e vale lembrar que os jogadores podem baixar e imprimir o manual oficial em inglês ou, como dito acima, usar a tradução feita por fãs clicando aqui.