"Star Wars: Battlefront" tem pouco conteúdo, mas visual e controles agradam
Claudio Prandoni
Do UOL, em São Paulo
18/11/2015 16h31
"Star Wars: Battlefront" ainda não é o jogo dos sonhos de qualquer fã da saga espacial de uma galáxia muito, muito distante, mas certamente é um ótimo cartão de visita do que podemos esperar da franquia pelos próximos anos.
Produzido pela DICE, mesmo estúdio da consagrada série "Battlefield" e do excelente "Mirror's Edge", "Battlefront" chegou nesta semana ao PlayStation 4, Xbox One e PC e permite participar de batalhas online em cenários icônicos da trilogia original de filmes - episódios IV, V e VI - assim como assumir o controles de figuras conhecidas, como Darth Vader e Luke Skywalker.
Em linhas gerais, o game cumpre bem a promessa: os combates são rápidos, frenéticos e divertidos. Os controles são fáceis de aprender e os gráficos e efeitos sonoros fazem um trabalho incrível de transportar qualquer um para os desertos de Tatooine, as planícies geladas de Hoth ou as florestas de Endor e outros lugares.
Difícil apontar qualquer outro game de "Guerra nas Estrelas" mais bonito que "Battlefront". O estúdio DICE é conhecido por seu primor técnico e isso brilha como nunca aqui.
Vale lembrar, a equipe de desenvolvimento teve acesso aos próprios arquivos da Lucasfilm para escanear em 3D artigos originais utilizados nos filmes, como miniaturas das naves X-Wing e TIE Fighter ou o próprio capacete de Darth Vader.
O problema é que todo o resto é raso demais. Insípido, sem complexidade.
Quase tudo que aparece em "Battlefront" já foi feito melhor em algum outro jogo da série, seja em termos de complexidade, fidelidade ou ambos - inclusive nos "Battlefront" anteriores.
As batalhas entre caças, por exemplo, divertem a princípio pela simplicidade, mas rapidamente cansam pela falta de profundidade e possibilidade de criar estratégias.
As naves X-Wing não podem abrir e fechar suas asas para alternar entre modos de alta velocidade e combate. Por sua vez, a icônica derrubada de Walkers AT-AT em Hoth, com os cabos das naves Snowspeeders, virou um minigame pálido e sem graça em relação à tensão vista na mesma cena em jogos como "Rogue Squadron" e "Shadows of the Empire" - ambos com mais de dez anos nas costas.
Os modos de partida apostam em fórmulas consagradas que agradam bastante, mas também pouco exploram as possibilidades do universo criado por George Lucas.
Star Wars: Battlefront
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Ao menos, "Battlefront" se esforça para ser acessível tanto nos controles quanto em opções pouco utilizadas hoje em dia.
Pesa muito a falta de uma campanha com história, mas para compensar há missões offline, para jogar sozinho ou com um amigo em tela dividida, que servem como ótimos tutoriais e treinos para as partidas pela internet. Elas variam desde objetivos específicos, como perseguir soldados rebeldes em motos Speeder Bike pelas florestas de Endor até combates mais longos de sobrevivência, ao estilo 'Horda'.
Na edição brasileira frustra ainda o trabalho ruim de dublagem. O game não conta com as mesmas vozes que dublaram Han, Leia e os outros (poucos) heróis no cinema e as vozes que aparecem pouco lembram o que ouvimos nos longa-metragens, passando a impressão de um trabalho genérico com as figuras conhecidas.
Perguntamos à Electronic Arts por qual motivo as vozes do game são diferentes das vozes dos filmes e a empresa disse não saber explicar. Por sinal, no iminente "O Despertar da Força" os personagens clássicos contam com os mesmos dubladores que os interpretaram nos filmes anteriores.
Em resumo, "Star Wars: Battlefront" se apoia bastante (talvez demais) na força da marca e toda a nostalgia associada à trilogia clássica. A produção é caprichada e os combates divertem muito, mas a falta de profundidade pode decepcionar fãs mais exigentes e o salgado preço inicial sugerido de R$ 280 (R$ 130) certamente não compensa pelo tanto de conteúdo presente.
Aliás, a própria EA faz questão de deixar claro que o conteúdo é pouco e muito mais vem pela frente, visto que (a exemplo do que já rola com "Battlefield") uma das opções do menu principal é o Passe de Temporada, que garante acesso a conteúdo adicional, como novos mapas e heróis, quando saírem no futuro. No Brasil, o Passe de Temporada sai por R$ 192 no PS4, R$ 200 no Xbox One e R$ 100 no PC.
Relembre os jogos mais importantes da franquia Star Wars
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Star Wars é uma franquia que atravessa as barreiras impostas pelas mídias e faz sucesso arrastando um séquito de fãs por onde passa, independentemente da plataforma. Seja em filmes, livros ou quadrinhos, não faltam boas lembranças da série.
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Com o trailer do novo filme "Star Wars: A Ascensão Skywalker" e também de um jogo inédito que promete muito ("Star Wars Jedi: Fallen Order"), decidimos recordar os principais jogos da franquia.
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Jogos baseados nos filmes
Nos games, Star Wars engloba desde lutas com sabre de luz até batalhas com X-Wings no espaço, proporcionando um leque de variadas experiências nesse universo.
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No início, a moda era utilizar o nome dos filmes e suas principais passagens para atrair quem curtiu o longa nas telonas. Foi assim com a primeira trilogia, que recebeu seu primeiro jogo oficial só em 1982, no Atari 2600. Antes havia sido criado um jogo não oficial para o Apple 2, em 1979.
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New Android Army
Com a chegada da nova trilogia em 1999, mais jogos beberam da fonte dos filmes. Um deles foi "Star Wars: The New Droid Army", de 2002, que saiu para Game Boy Advance e era baseado em "Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones", que contava a história de Anakin.
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Battle for Naboo
Outros jogos utilizaram referências diretas dos filmes, mas tiveram um recorte específico de gameplay para passar alguma experiência legal do filme. Um exemplo é "Star Wars: Battle for Naboo", que focava nas batalhas com naves. Esse jogo é uma continuação espiritual de uma franquia da série chamada Rogue Squadron.
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Revenge of the Sith
Vários outros jogos seguiram essa fórmula, alguns com mais inspiração que outros. Alguns bons, outros dispensáveis. Um exemplo que seguiu exatamente o que vinha das telonas foi "Star Wars - Episode III: Revenge of the Sith", que levava até o nome do filme em que se baseou.
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Super Star Wars
Com um jogo para cada um dos filmes da primeira trilogia, Super Star Wars foi uma série de muito sucesso no SNES. O jogo é uma mistura de plataforma com elementos diversos, como por exemplo pilotar uma X-Wing em sequências alucinantes. O jogador controlava os heróis Luke Skywalker, Han Solo e Chewbacca.
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Séries famosas
Diversas franquias surgiram paralelas à história principal dos filmes, explorando apenas passagens ou possibilidades no universo de Star Wars. Um exemplo é a série "Battlefront", que coloca o jogador em batalhas famosas dos filmes no papel de heróis e vilões para combater solo e também online.
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Star Wars Battlefront 2
Os primeiros jogos da série foram para a geração PS2 e Xbox, mas tivemos um reboot recente da EA que está no seu segundo título.
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Star Wars Dark Forces
Dark Forces foi o primeiro jogo de FPS da franquia, feito pela Lucas Arts em 1995 e lançado para Windows. O sucesso levou a diversas continuações, como "Jedi Knight 2". O jogo se passa em um universo próprio, e o jogador controla Kyle Katarn, um mercenário dos rebeldes.
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Star Wars Force Unleashed
"Force Unleashed" foi a última série single player de sucesso baseada em Star Wars. O primeiro jogo foi lançado em 2008 para PC, Xbox 360 e PS3. Com o sucesso, o jogo recebeu uma continuação que não foi tão bem como o antecessor. A aventura se passa entre os episódios III e IV, contando a história de um aprendiz de Darth Vader.
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Galactic Battlegrounds
"Galactic Battlegrounds" levou Star Wars para o gênero de estratégia em tempo real em 2001. Lançado para Windows, o jogo teve uma boa recepção, que rendeu uma continuação. Os gráficos familiares não são apenas coincidência, ambos foram feitos na Genie Engine, usada no famoso Age of Empires II.
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Knights of the Old Republic
Para muitos uma das melhores séries da Bioware. "Knights of the Old Republic" (KotOR) é um clássico venerado que foi lançado para PC e o primeiro Xbox em 2003. O jogo é um RPG parrudo, com muito do que ficaria popular depois em Dragon Age e Mass Effect. O sucesso foi grande, e o jogo recebeu uma continuação.
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Lego Star Wars
Os jogos da série Lego se aventuram por diversos mundos do cinema. Um deles é Star Wars. Com bons jogos, a série fez releituras divertidas dos principais episódios da franquia. É uma escolha excelente para quem busca um jogo cooperativo para jogar sem muita pretensão.
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Rebel Assault
Primeiro jogo lançado somente em CD-Rom pela Lucas Arts, "Star Wars: Rebel Assault" chegou em 1993. Focado na experiência de batalhar no espaço com uma nave rebelde, ele fez sucesso suficiente para ganhar uma continuação em 1995.
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Republic Commando
"Star Wars: Republic Commando" recebeu apenas um jogo, lançado em 2005 para Windows e Xbox. Mais tarde também recebeu uma versão para o Xbox 360. O jogo se passa durante as guerras clônicas e recebeu boas análises na época. O problema foi a campanha curtinha.
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Star Wars Rogue Squadron
Com um estilo mais arcade, "Rogue Squadron" trouxe as batalhas de naves da série para N64 e PC em 1998. Ao contrário da série X-Wing, "Rogue Squadron" é bem mais rápido e com um combate frenético. O sucesso garantiu duas continuações para o GameCube.
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Star Wars: Star Fighter
"Star Fighter" se passa pouco antes da famosa batalha de Naboo, e o jogador usa diversas naves para impedir a invasão. O jogo foi lançado pela Lucas Arts em 2001 para PC, Xbox e PS2. Em 2003 recebeu uma continuação chamada "Jedi Starfighter".
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Star Wars Galaxies
"Star Wars Galaxies" foi um MMORPG de Star Wars lançado em 2003, e que ficou no ar até 2011, quando os servidores foram desligados. Com 10 raças jogáveis e diversos planetas para explorar, o jogo recebeu várias expansões e cultivou uma fanbase fiel durante esse período.
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Star Wars Episode I: Racer
Baseado nas corridas de Pod do filme "Star Wars: A Ameaça Fantasma", "Racer" foi lançado para N64 e Windows em 1999. O Dreamcast também recebeu sua versão um ano depois. O jogo teve um bom público, o que garantiu algumas continuações nos anos seguintes.
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Star Wars: The Old Republic
Lançado em 2011 pela Bioware, "The Old Republic" é um MMORPG que recebe expansões até hoje. O jogo é considerado um dos mais caros para ser desenvolvido da história e conta com uma base enorme de jogadores. Ele se passa 300 anos após os eventos de Knights of the Old Republic.
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X-Wing/Tie Fighter
A série "X-Wing" recebeu diversas continuações e foi uma das mais famosas adaptações de Star Wars para jogos eletrônicos. O jogo tentava simular ao máximo a experiência de se pilotar uma "X-Wing" em 1993, quando saiu para DOS e Macintosh. O sucesso rendeu diversas continuações e expansões, como "Tie Fighter", até 1999.
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Lightsaber Duels
O Nintendo Wii também recebeu um jogo da série para explorar os seus controles, que foram um sucesso na época. Baseado na série animada para televisão "Star Wars: Guerras Clônicas", o jogo colocava os jogadores em duelos com sabres de luz utilizando todas as tecnologias do Wii Remote.
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Angry Birds Star Wars
Foram vários também os jogos de Star Wars para celulares, como "Ask Yoda", "Jedi Arena" e "Lightsaber Combat". O maior destaque foi "Angry Birds Star Wars", que emplacou em uma franquia já de sucesso no ambiente mobile e chegou a ganhar uma continuação por conta do número de jogadores.
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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
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