Após 20 anos, telas de "loading" podem voltar a ter minijogos paralelos
O ano é 1995. Logo após o lançamento de "Ridge Racer", convertido dos arcades para ser um dos primeiros jogos do recém-nascido PlayStation, a produtora japonesa Namco patenteou o uso de minijogos em telas de carregamento. Na ocasião, os jogadores poderiam se entretar com "Galaxian", um joguinho antigo de tiro lançado pela empresa em 1979, enquanto esperavam as corridas carregarem, ao invés de ficarem vendo a inscrição "Now Loading" por um tempo considerável.
Há de se convir que as primeiras gerações de consoles a utilizarem CDs tinham no tempo de carregamento dos games um dos seus principais problemas - donos de Neo Geo CD, por exemplo, entendem bem desse assunto. De lá para cá, a situação melhorou muito, mas ainda há casos extremos.
A questão é que, até o momento, a patente criada pela Namco estava em vigor e as demais produtoras não podiam utilizar minijogos para manter os jogadores entretidos durante a espera. Uma solução utilizada comumente é o uso de slides com instruções, dicas ou, ainda, contando trechos da história do game que está sendo jogado, com o máximo de interatividade se resumindo a rolar uma página de texto.
A EA é uma das poucas exceções, uma vez que deu um jeito de driblar essa patente - que se referia apenas a colocar minijogos que não tenham nada a ver com o game principal - ao utilizar um modo de treino em "Fifa" durante o carregamento. Jogos como "Bayonetta" e "Devil May Cry" também tinham telas interativas, nas quais você poderia treinar combos dos personagens.
A patente da Namco expirou no último dia 27 de novembro, 20 anos após ser criada. Resta saber agora como as produtoras utilizarão o recurso para entreter os jogadores durante o período de espera. Com o interesses em jogos antigos cada vez maior, há uma infinidade de possibilidades.
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