Topo

Tema pré-histórico compensa 'mais do mesmo' de "Far Cry Primal"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Francisco*

06/12/2015 11h50

Pouco mudou de "Far Cry 3" para "Far Cry 4", e o recém-anunciado "Far Cry Primal" parece confortável em manter esta tendência. Situado em uma Terra pré-histórica, porém, ele intriga por fugir do caminho batido e trocar armas de fogo por flechas, lanças e bastões.

Em um teste realizado durante a PlayStation Experience, UOL Jogos tomou controle de Takkar - um caçador considerado especial por ser capaz de domar criaturas e fazer com que elas sigam suas ordens.

Exatamente como em outros games "Far Cry", a ação se passa na primeira pessoa. Jogadores exploram um mundo aberto de um ponto de interesse ao próximo, coletando materiais como plantas e carne de caça para melhorar seus equipamentos, e cumprindo missões de combate para desbloquear novos territórios.

A novidade em "Primal" é o sistema de companheiros, definido deste jeito pela própria Ubisoft. No game, Takkar nunca está sozinho: ao seu lado lutam criaturas selvagens de outros tempos, como o temido tigres de dente de sabre.

O jogador é capaz dar comandos para seus companheiros, ou então deixar com que eles escolham suas próprias ações durante as lutas. A mecânica é uma evolução clara daquela vista nas missões psicodélicas de Shangri-La, em "Far Cry 4", nas quais um tigre fantasma assistia o protagonista.

Antes de aproveitar-se da força de seus companheiros, Takkar deve domá-los utilizando iscas e seus poderes especiais. Alguns animais se tornam ferramentas: uma coruja, por exemplo, pode voar e marcar no mapa inimigos nas redondezas.

Apesar de não ter uma AK-47 ao seu dispor, Takkar ainda é extremamente letal a longa distância: suas flechas, lanças e pedradas matam com a mesma facilidade que balas. Mas armas de curtas distância também existem aos montes, com a vantagem de não dependerem de estoques limitados de munição.

"Far Cry Primal" tem lançamento previsto para o dia 23 de fevereiro de 2016 para PlayStation 4 e Xbox One. No PC, o game chegará um pouco mais tarde, em 1º de março.

* O jornalista viajou à convite da Sony