Topo

Sem spoilers, novo filme de "Star Wars" estreia nos games em "Battlefront"

"Batalha de Jakku" se passa no mundo de "O Despertar da Força", 29 anos antes do filme - Divulgação
"Batalha de Jakku" se passa no mundo de "O Despertar da Força", 29 anos antes do filme Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

09/12/2015 16h11

Faltando apenas uma semana para "Star Wars: O Despertar da Força" chegar aos cinemas de todo o mundo, os fãs dos games podem experimentar um pouco do sétimo episódio da saga espacial no  jogo de tiro "Star Wars: Battlefront", através das batalhas da expansão "Batalha de Jakku".

No game, os jogadores disputam partidas no planeta Jakku, terra natal de Rey, protagonista de "O Despertar da Força". A tal batalha acontece 29 anos antes dos eventos do longa-metragem, ou seja, você pode jogar sem medo de 'spoilers' - até porque a narrativa é praticamente inexistente em "Battlefront".

Os mapas de Jakku mostram um planeta desértico e arrasado pela batalha entre as forças Imperiais e a Aliança Rebelde. Há caças X-Wing, um enorme cruzador espacial e até um AT-AT tombado no campo de batalha, cheio de carcaças de naves arruinadas que fornecem alguma proteção para ambos os lados. Você joga nesse cenário impressionante e  arrasado, mas não vivencia a enorme batalha que resultou nele.

ASSISTA AO TRAILER DE "BATALHA DE JAKKU"

Start

Momento decisivo

Fora o cenário, a expansão "Batalha de Jakku" traz um novo modo de jogo para "Star Wars: Battlefront", chamado Momento Decisivo. A modalidade busca representar os momentos finais da Batalha de Jakku, quando o Império sofreu uma grande derrota para a Aliança Rebelde. No cânon de "Star Wars", o conflito aconteceu pouco depois da batalha na lua de Endor vista em "O Retorno de Jedi" e consolidou a vitória dos rebeldes sobre as forças imperiais.

Nessa modalidade, o time Rebelde deve conquistar todos os pontos de controle que surgem no mapa, em qualquer ordem, antes que o tempo acabe. O time do Império deve proteger essas zonas e impedir o progresso dos rebeldes até o final da partida.

A partida em Jakku é bem balanceada e obriga ambos os times a se moverem bastante para conquistar ou proteger os pontos de controle. O time rebelde pode controlar uma nave de combate e os soldados do Império contam com um andador AT-ST. Canhões de plasma, campos de força portáteis e granadas poderosas também são itens bônus frequentes e bastante úteis nas partidas.

É comum a batalha ficar bastante tensa em seus momentos finais, com o time de stormtroopers defendendo um último ponto de controle contra o avanço enfurecido dos soldados rebeldes, todos acompanhando nervosamente os segundos finais da partida, que costuma ser decidida nesses instantes finais.

Estratégia e trabalho em equipe, assim como uma boa dose de improviso, são essenciais para a vitória no Momento Decisivo da "Batalha de Jakku", mais do que em outras modalidades de "Battlefront".

O conteúdo de "Batalha de Jakku" chegou nesta terça-feira (8) ao game e pode ser baixado gratuitamente pelos jogadores de "Battlefront" no PC e nos consoles PlayStation 4 e Xbox One. Assim como o conteúdo original do game, "Jakku" oferece dublagem e menus em português.