Topo

Para diretor, mods motivaram exclusividade de "XCOM 2" no PC

Jake Solomon foi diretor criativo de "XCOM: Enemy Unknown" e "XCOM 2" - Reprodução
Jake Solomon foi diretor criativo de "XCOM: Enemy Unknown" e "XCOM 2" Imagem: Reprodução

Victor Ferreira

Do UOL, em Novato*

10/12/2015 11h10

Em seu anúncio oficial, "XCOM 2" surpreendeu muita gente ao ser um game exclusivo para PC. Afinal de contas seu predecessor, "XCOM: Enemy Unknown", lançado em 2012, teve versões tanto para computadores quanto para Xbox 360 e PlayStation 3.

Em conversa com UOL Jogos, o diretor criativo da série, Jake Solomon, indicou que diversos fatores - incluindo um sistema de mapas criados dinamicamente pelo computador e estruturas totalmente destrutíveis - influenciaram na decisão de dar foco a apenas uma plataforma, mas que a implementação de modificações criadas por fãs foi fundamental para fazer o jogo apenas para PC.

"Nós queríamos nos dedicar ao modding, porque foi mais ou menos por ele que vimos um crescimento maior em relação ao título", disse. "Ao tornar tudo modificável, acabamos envolvendo mais o nosso público".

Solomon citou como exemplo o próprio "Enemy Unknown", que mesmo sem grande apoio da produtora Firaxis conseguiu gerar alguns projetos de fãs memoráveis, como "The Long War", que com mais de 700 mudanças ao título original deixou o jogo ainda mais desafiador, além de trazer mais classes de soldados e equipamentos para o jogador.

"Não tínhamos nem perto de boas ferramentas para modificações, e mesmo assim o público respondeu de tal forma que fizeram um esforço incrível para criar ótimos mods" comentou. "É o tipo de coisa que, quando vimos, acabou influenciando bastante nossa direção".

"Dois ou três anos depois de um jogo sair, se o público ainda está falando sobre ele, é provavelmente por causa de mods. Porque pessoas querem novo conteúdo - e nós chegamos a fazer uma expansão, mas chega um momento em que a comunidade tem que ficar envolvida".

Para compensar esta lacuna deixada por "Enemy Unknown", "XCOM 2" terá um editor de conteúdo para usuários logo no lançamento do game.

Mods em consoles

Por enquanto, a Firaxis não tem planos oficiais de lançar o jogo para o PS4 ou o Xbox One, mas Solomon se mostra otimista em relação a iniciativas de levar mods para os consoles, em especial com os planos da Bethesda para "Fallout 4".

"Eles estão desbravando um novo território, mas acho que eles vão conseguir", disse. "É mais difícil, mas acredito que eles vão conseguir. E eu adoro ver isso, porque é excitante ver o que a Bethesda tem planejado em relação a isso".

"XCOM 2" sai em 5 de fevereiro com versões para Windows, Mac e Linux.