Topo

Novas HQs de "Star Wars" respondem dúvidas sobre a trilogia clássica

HQs exploram eventos entre "Uma Nova Esperança" e "Retorno de Jedi" - Reprodução
HQs exploram eventos entre "Uma Nova Esperança" e "Retorno de Jedi" Imagem: Reprodução

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

15/12/2015 14h37

Com a chegada do novo filme da série "Guerra nas Estrelas", o tal "Episódio VII: O Despertar da Força", uma enxurrada de material tem sido lançada no mercado pra preencher lacunas na história de uma galáxia muito, muito distante.

Enquanto muitos livros se dedicam a contar o que aconteceu depois do final festivo de "O Retorno de Jedi", séries em quadrinhos têm se dedicado a mostrar o que acontece entre os filmes clássicos.

Chegando às suas terceiras edições, "Star Wars" e "Star Wars: Darth Vader" focam principalmente no período entre "Episódio IV: Uma Nova Esperança" e "Episódio V: O Império Contra Ataca".

Vale lembrar que, ainda que existam montes de revistas em quadrinhos sobre a série, tudo deixou de ser canônico, ou seja, história oficial - essas HQs agora levam o selo Legends. Com estas aqui a situação é diferente e tudo visto nas páginas é, sim, oficial.

A primeira revista tem como protagonista Luke Skywalker e seus amigos rebeldes. Logo de cara, encontramos a trupe invadindo e tentando sabotar uma das principas fábricas de armas do Império.

Na outra HQ a estrela é o popular lorde Sith. Mais dramática e menos salpicada de cenas de ação frenética, a trama gira mais em torno da agenda pessoal de Vader, mostrando como ele lida com a responsabilidade de ter deixado a primeira Estrela da Morte ser destruída - e como o Imperador o cobra disso.

Objetivas e divertidas, as histórias respondem a dúvidas pertinentes deixadas pelo caminho na trilogia clássica: o que a Aliança Rebelde fez depois da Batalha de Yavin? Como exatamente Darth Vader descobriu que era pai de Luke Skywalker? O vilão não se lembra do sabre que construiu e usou durante tempo, agora utilizado por Luke? Como ele contratou os serviços de Boba Fett?

Parte do pacote é uma chuva de frases e situações que aludem a momentos marcantes da saga. A prática fica no limiar da apelação, mas não chega a cansar.

A partir da segunda edição, as HQs dividem espaço com outras duas séries bem distintas: "Star Wars" traz uma série sobre Kanan, um dos personagens do elogiado seriado "Star Wars: Rebels", mostrando o período em que ele foi um jovem aprendiz de Jedi.

Por sua vez, "Darth Vader" acompanha um arco muito interessante sobre a Princesa Leia que reforça seu lado guerreiro, assim como laços com o agora extinto planeta Alderaan (do qual seria regente) e Naboo (que ela não sabe, mas é planeta natal da própria mãe).

Ainda em publicação por aqui, as revistas estão no 13º volume nos EUA. Aqui no Brasil, cada uma é vendida por R$ 6,90, um valor que parece honesto pela qualidade das histórias, tanto roteiro quanto traço.

Para quem não se apegou muito ainda aos novos personagens da franquia e quer mesmo viver novas emoções ao lado dos jovens Luke, Han e Leia - ou mesmo Darth Vader! -, estas HQs são excelentes opções.