Topo

Bonecos de "Virtua Fighter" relembram início dos gráficos poligonais

Do UOL, em São Paulo

28/01/2016 11h25

Se não foi a precursora, a Sega ao menos foi uma das desenvolvedoras que promoveram os gráficos poligonais em jogos na primeira metade da década de 1990. A trinca "Virtua Racing", "Daytona USA" e "Virtua Fighter", todos lançados entre 1992 e 1994, lotavam os "flipers" à época e fizeram a fama do estúdio AM2 e suas placas Model 1 e Model 2.

Além da diversão, uma marca desses jogos eram os gráficos poligonais. Em seus primórdios, essa tecnologia era curiosa, especialmente se olharmos para ela hoje, mais de 20 anos depois: se ela ajudava a criar uma sensação de profundidade inovadora por um lado, por outro o resultado visual não era dos melhores. Carros e seres humanos não passavam de um amontoado de caixotes. 

E foi levando em conta essa peculiaridade da época que a empresa japonesa Good Smile Company lançou uma linha de figuras de ação da série Virtua Fighter. Por ora, apenas os personagens Akira Yuki e Sarah Bryant foram mostrados, integrando a linha figma da fabricante. 

Além do visual "old school", os bonecos também trazem partes intercambiáveis, possuem articulações móveis e uma base flexível, que permite recriar movimentos do jogo de luta. Futuramente, haverá versões de Akira e Sarah com roupas alternativas, além de um gabinete arcade do jogo. 

A pré-compra das figuras pode ser feita até o dia 24 de fevereiro e cada uma sai por 4.500 ienes (algo em torno de R$ 155, sem considerar possíveis taxas alfandegárias). A boa notícia para os brasileiros é que a loja virtual da Good Smile aceita encomendas do país. A previsão é que as figuras sejam lançadas em setembro.