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"Pesadelo", game brasileiro que conquistou PewDiePie, ganha nova versão

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

28/01/2016 16h17

Um dos games que elevou a moral do Brasil na produção dos jogos de terror, "Pesadelo – O Início", ficou famoso por assustar o sueco Felix Kjellberg, também conhecido como PewDiePie, o canal do YouTube com o maior número de assinantes da atualidade. Agora sua continuação, "Pesadelo – Regressão", promete aumentar o nível dos sustos. UOL Jogos testou as primeiras fases do jogo e já nos minutos iniciais é possível ter ideia de que o que está por vir no decorrer do jogo completo.

"Pesadelo - Regressão" é a continuação direta do primeiro game e nele você assume o controle de Alex, um cara que não consegue se lembrar de seu passado, mas sabe que tem algo de errado enterrado em suas lembranças. 

Alex conhece Sara, uma cientista que trabalha em um programa de recuperação de memórias no Oblivion Laboratory. A cientista incentiva Alex a ser cobaia em um programa de reconstrução memórias através de sonhos. Porém, as coisas começam a dar errado logo no primeiro teste e é aí que você assume o controle do jogo em um dos sonhos de Alex.

Ele está em um quarto escuro, e estranho que não parece ser dele - e provavelmente não é. A casa é pequena e nem dá para circular muito no local, mas com poucos passos vem o primeiro susto: a televisão liga sozinha em um canal estático, fazendo o chiado típico de fora de sintonia. Depois desse primeiro grito para acordar os vizinhos, você sai da casa.

No lado de fora quase que dá sentir a umidade do ar e o breu da noite impede que você veja um palmo diante do nariz. Poucos metros depois você vê um cemitério. Ossos espalhados pelo chão e tumbas abertas fazem parte do clima de terror que a SkyJaz sabe fazer. 

Pesadelo 2 - Divulgação - Divulgação
Os cenários do jogo são bem feitos e passam o clima de tensão a cada passo
Imagem: Divulgação

Assim como um filme de terror típico, "Pesadelo – Regressão" usa e abusa dos sustos que são amplificados por jogar em primeira pessoa. O primeiro espanto vem de uma televisão que se liga sozinha, outra vez são barulhos de passos em suas costas e quando você vira, não tem nada lá.

Os cenários são bastante detalhados e com paisagens que vão de cemitérios, passam por laboratórios secretos e chegam a escolas abandonadas e assustadoras. Todo o terror psicológico é amplificado com a pouca luz ambiente e sua lanterna não ajuda a descobrir o que está em sua frente.

O clima de tensão só aumenta e quando você descobre o primeiro quebra-cabeças e não consegue resolvê-lo, logo começa a pensar o se pode ter deixado escapar algo, ou se poderia ter vasculhado um pouco mais um canto. É então que a paranoia começa a te perseguir e nunca mais vai deixá-lo em paz. Em comparação ao primeiro jogo da série, é notável a evolução gráfica e até mesmo dos desafios propostos. 

Entretanto, a escuridão do cenário por vezes atrapalha e tira você do clima de medo e passa para o de frustração. Por diversas vezes me vi voltando a um ambiente que já tinha visitado por engano - como disse, em alguns casos não dá para ver um palmo diante do nariz.

O estúdio está trabalhando no game há mais de um ano está em sua reta final para chegar ao Steam no dia 11 de fevereiro. "Pesadelo - Regressão"  ainda tem alguns detalhes técnicos que precisam ser ajustados, mas entrega o que propõe: muito medo e terror psicológico.