Topo

Programador acusa sócios de gastar orçamento de game com strippers e bebida

Simulador de formiga foi cancelado após 1 ano e meio de desenvolvimento - Divulgação
Simulador de formiga foi cancelado após 1 ano e meio de desenvolvimento Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/02/2016 14h00

Nesta segunda (1º) o programador Eric Tereshinki anunciou que deixou o estúdio independente ETeeski, e que seu jogo "Ant Simulator", no qual trabalhou por um ano e meio, foi cancelado.

Até aí, nada demais, considerando a estrutura volátil da indústria de jogos. O curioso da história, porém, é o motivo da saída: supostamente, os sócios de Tereshinki gastaram os fundos dos games do estúdio com strippers e jantares extravagantes.

"Eles gastaram secretamente a maior parte de nosso dinheiro do Kickstarter e o investimento de 'Ant Simulator' em bebidas, restaurantes, bares e até strippers", declarou. "Este, entre vários vários motivos, é o principal pelo qual ficou extremamente claro que não posso ter minha carreira associada a estes caras".

"Um ano e meio atrás, eu assinei um acordo de parceria com eles. Eu confiei neles. E eles foram meus amigos por 11 anos", continuou Terenshiki, que também disse que os sócios o ameaçaram com um processo caso lançasse o jogo. "Deixar a companhia e cancelar 'Ant Simulator' era a única opção disponível para mim no momento".

Em entrevista com o site da Game Informer, os sócios de Terenshiki, Tyler Monce e Devon Staley, rebateram as acusações.

"É completamente falso", disse Monce. "Eu não sei porque ele inventou esta versão, mas a verdade é que tudo o que foi gasto em bares ou restaurantes foi bem razoável ao comparar com qualquer outro negócio, incluindo empresas de videogame." 

Além do dinheiro recebido por investidores em "Ant Simulator", o estúdio também arrecadou cerca de US$ 4 mil no Kickstarter para criar tutorias para desenvolvedores de jogos.

Criado originalmente como um conceito para uma "game jam", "Ant Simulator" procuraria recriar a experiência de vida de uma formiga.