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"Tales of Symphonia" é o atual alvo da ira dos jogadores de PC

Quinto game da série, "Tales of Symphonia" chegou ao GameCube em 2003 - Reprodução
Quinto game da série, "Tales of Symphonia" chegou ao GameCube em 2003 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/02/2016 13h05

O que "Batman: Arkham Knight", "Mortal Kombat X" e "Tales of Symphonia" têm em comum? Ainda que jogos de estilos totalmente diferentes, ambos causaram - ou causam - decepção entre os jogadores de PC em algum nível. Em um ponto extremo temos o jogo do Cavaleiro das Trevas que, lançado para computadores no último ano, colecionou críticas sobre seu aspecto técnico, chegando a ter sua venda no Steam suspensa. 

Já "Mortal Kombat X" também enfrentou problemas técnicos e, aparentemente, teve sua versão para computadores abandonada, uma vez que a expansão "Mortal Kombat XL" (ou XG, no Brasil), prevista para consoles, não será lançada para PC.

Agora é a vez do RPG "Tales of Symphonia". Lançado originalmente para Nintendo GameCube em 2003 e com versões para PlayStation 2, no Japão, e em alta definição para PlayStation 3, em 2013, o game acaba de chegar ao PC. 

Em tese, a versão para computadores usaria a de PlayStation 3 como base. O que os jogadores encontraram, entretanto, é um game visivelmente problemático. A resolução do jogo não passa de 720p, abaixo dos tão desejados 1080p, com taxa de 30 quadros por segundo. Além dessas questões técnicas, há erros de localização do jogo, ausência ou erros de indicações sobre quando um botão deve ser pressionado - como em diálogos, por exemplo - e tempo de carregamento exagerado.

A Bandai Namco se manifestou no fórum do jogo na plataforma Steam, dizendo que está ciente dos problemas e que já trabalha para que eles sejam corrigidos. A produtora, contudo, não definiu uma data para que uma correção definitiva para o título seja lançada.