Topo

Feito no Brasil, jogo de celular brinca com Oscar de Leonardo DiCaprio

"O jogo é sobre cinema", explica Lucas Kich Soares, da 4Pluz. "No ano que vem poderá ter outro protagonista no lugar do Leo" - Divulgação
"O jogo é sobre cinema", explica Lucas Kich Soares, da 4Pluz. "No ano que vem poderá ter outro protagonista no lugar do Leo" Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 17h32

A busca de Leonardo DiCaprio pelo Oscar inspirou muitos memes no final de fevereiro e também rendeu alguns jogos: É o caso de "Road to the Academy", game gratuito para celular feito pelo estúdio brasileiro 4Pluz.

Totalmente grátis, "Road to the Academy" está disponível no Android e teve quase 3 mil downloads antes da cerimônia do Oscar no dia 28 de fevereiro. "Não sabemos ainda quantos downloads foram feitos durante o fim de semana do Oscar", explicou Lucas Kich Soares ao UOL Jogos.

No game, você controla Leonardo DiCaprio em uma corrida infinita pelo tapete vermelho. O objetivo, claro, é chegar ao inalcansável oscar de Melhor Ator, desviando de vários contratempos. O visual lembra o de jogos 16-bit e o game é cheio de referências ao cinema.

Entre a concepção de "Road to the Academy" até o lançamento no Google Play, a 4Pluz percorreu um caminho maior do que o esperado para um jogo baseado num meme. "Foram 5 ou 6 meses de desenvolvimento. Começamos antes do Oscar de 2015, mas demos uma pausa no projeto em agosto".

Versões para iPhone e PC estão em desenvolvimento e devem ser lançadas em breve, revelou Lucas. O estúdio planeja lançar as primeiras atualizaç~eos do jogo ainda em março. Ou seja, o game deverá continuar rolando mesmo agora que diCaprio alcançou o Oscar na vida real.

Vida além do meme

Para Lucas, fazer jogos de memes é uma estratégia que funciona, mas tem vida curta. "O jogo da 'Senhora, Volta Aqui' explodiu durante uma semana, depois morreu. O 'Road to the Academy' é diferente porque foi planejado para o longo prazo, temos várias funcionalidades para acrescentar, objetivos para o futuro".

Entre as funcionalidades estão novas 'skins' para Leo, baseadas nos personagens que o ator já interpretou. Também há um plano mais ambicioso para um modo de história, previsto para daqui a 3 meses. "Nesse modo o game vai passar por fases inspiradas em filmes como 'O Aviador', 'Diamante de Sangue' até chegar em 'O Regresso' e ao tapete vermelho".

"Se antes era um jogo sobre a busca de Leo pelo Oscar, agora o game relembra essa jornada", explica. "A primeira edição se chama 'Run, Leo, Run' mas o jogo não é sobre o DiCaprio, é sobre cinema, então no Oscar do ano que vem poderá ter outro protagonista".

ASSISTA AO TRAILER DE "ROAD TO THE ACADEMY: RUN, LEO, RUN"

Start