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Estudo indica que jogadores não têm interesse por realidade virtual em 2016

Nova tecnologia ainda não é vista com confiança pelo consumidor - Divulgação
Nova tecnologia ainda não é vista com confiança pelo consumidor Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/03/2016 14h07

Ainda que seja vendido como a próxima grande revolução da indústria de games, a realidade virtual parece ainda não ter conquistado o público geral.

Pelo menos é o que indica uma nova pesquisa da rede Gamer Network - que inclui sites como o gameindustry.biz -, que revela que apenas 15% dos 13 mil entrevistados pretende comprar um dispositivo de realidade virtual em 2016.

Ao contrário, 60% não tem qualquer interesse em comprar um aparelho do tipo, enquanto 25% disseram não ter certeza. Curiosamente, 75% dos entrevistados tem um PC voltado para games, que teoricamente seria o público alvo de empresas de realidade virtual.

Uma das maiores reservas do público quanto a tecnologia é seu preço elevado dos acessórios, com o Oculus Rift saindo por US$ 600 e o HTC Vive por US$ 800.

Dos três dispositivos, o PlayStation VR é o de maior interesse do público, sendo o mais citado na pesquisa. Ironicamente, o Rift, visto como pioneiro neste mercado, ficou em último neste quesito, atrás do HTC Vive.

A primeira leva do Oculus Rift será lançada em 28 de março. Já o HTC Viveserá distribuído a partir de 5 de abril. O PlayStation VR ainda não tem data ou preço anunciados.