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Simples e ágil, 'sucessor' de "Clash of Clans" já é jogo mais rentável

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

09/03/2016 15h42

Enquanto produtoras como as de "Angry Birds" e "Candy Crush" parecem ter dificuldades para recriar os sucessos de seus primeiros games, a Supercell, de "Clash of Clans", só dá tiros certeiros. Lançado na semana passada, "Clash Royale" é o mais recente: o jogo já está no topo das listas dos mais rentáveis na AppStore e no Google Play brasileiros.

O título usa personagens de "Clash of Clans", mas tem uma forma completamente nova de jogo, que certamente será a próxima a ser copiada à exaustão.

Em curtas partidas de até três minutos, jogadores precisam defender suas torres ao mesmo tempo que atacam as do inimigo. Comandos são dados na forma de cartas que invocam diferentes unidades ao campo de batalha, como cavaleiros, goblins e arqueiros.

"Clash Royale" pode ser baixado de graça para dispositivos iOS e Android.

Aposta embasada

É possível melhorar seus baralhos em "Clash Royale" com mais rapidez desembolsando dinheiro de verdade, mas usuários pacientes são perfeitamente capazes de competir de igual com os pagantes.

Clash Royale - Divulgação/Supercell - Divulgação/Supercell
Personagens carismáticos compõem elenco de "Clash Royale"
Imagem: Divulgação/Supercell

O principal acerto do game é sua agilidade. Perder é um processo indolor, e por conta da interface simples, aprender e colocar em prática novas estratégias também é muito fácil.

"Clash Royale" é diferente, mas mistura elementos de vários dos mais populares gêneros das plataformas mobile: as cartas de "HearthStone", as torres de "Kingdom Rush", o humor de "Clash of Clans".

Trata-se de uma equação matemática calculada com muito cuidado. Diferente da maior parte das produtoas de jogos mobile, a Supercell não lança um produto que não tem capacidade de ficar sempre entre os mais rentátveis da plataforma.

Nos últimos dois anos, a empresa testou "Spooky Pop" e "Smash Lands" em territórios específicos, mas julgou que eles não seriam capazes de rivalizar os lucros de "Boom Beach" ou "Hay Day" (seus outros dois sucessos). Ambos foram cancelados.

O próprio "Clash Royale" foi testado em países como Canadá e Nova Zelândia por meses antes de ser liberado para o resto do mundo.

Ao revelar que seus games são jogados por mais de 100 milhões de pessoas diariamente, a Supercell afirma com orgulho: para criar 4 jogos, matamos 14. "Eles não eram bons o suficiente para vocês", diz.