Topo

Quer transmitir games na Azubu? Veja dicas e os melhores programas

A galera faz streams ao vivo e se diverte muito com isso - Reprodução
A galera faz streams ao vivo e se diverte muito com isso Imagem: Reprodução

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

11/03/2016 18h35

Transmissões ao vivo no mundo dos games tem sido um caminho para as pessoas mostrarem sua personalidade e criatividade. Tem gente que faz isso para conseguir fama, outros para dinheiro – tem gente que consegue os dois – mas é inegável que a diversão é um dos principais fatores para você mostrar a sua cara em um stream.

Serviços como a Azubu.tv, nova parceira de conteúdo do UOL, permitem que você faça as suas transmissões de casa e não requerem muito esforço ou conhecimento técnico – praticamente você liga o jogo e sai transmitindo.

Se você está entrando ou quer entrar nesse mundo, UOL Jogos preparou uma lista com algumas dicas que vão ajudá-lo a entrar de cabeça nesse mundo, seja qual serviço você utilizar.

Tenha um bom computador

Se você já tem um bom computador para jogos, provavelmente já tem a máquina para fazer suas transmissões. Para fazer transmissões em alta definição (ao menos com resolução 720p e taxa de quadros de 30 fps) você precisa de pelo menos um processador Core i5 de segunda geração e uma placa de vídeo da Nvidia da série 600 ou da série R9 da AMD, além de ter 8 GB de memória RAM.

A conexão com a internet também precisa ser boa. Para fazer ao vivo em 720p é necessário ter no mínimo 3 Mb/s de upload ou 5 Mb/s para 1080p.

Escolha seu programa de transmissão

Existem diversos programas para fazer transmissões ao vivo de suas partidas, como o Open Broadcaster Software (conhecido como OBS) que é gratuito e bastante estável, ou o Xsplit, que tem uma versão paga com mais recursos e ainda existe a terceira opção que é o FFsplit, que é gratuito e tem uma interface bastante amigável.

O mais importante é que você escolha um programa que receba a Stream Key do Azubu.tv para fazer suas transmissões.

Mostre a sua cara

Repare que a maioria dos streamers aparece em um dos cantos da tela para mostrar as suas expressões durante as partidas e isso é bastante legal. Para isso você vai precisar de uma boa webcam – não precisa ser a melhor do mundo, mas também não pode ser muito ruim. Você pode usar o microfone da câmera ou de um headset.

O importante é que o local onde serão feitas as transmissões seja bem iluminado para dar um visual bacana para suas transmissões. Se você deixar o local muito escuro, piora a qualidade da imagem e as pessoas podem não ver seu rosto direito.

Qual é seu diferencial?

O que você quer fazer na sua Stream? Jogar partidas de "League of Legends"? Dar dicas de jogos? Jogar com os amigos? Mostrar para a galera alguns jogos indies? Fazer transmissões ao vivo é legal de qualquer forma, mas se você definir o que quer fazer e focar em uma coisa pode atrair um bom público.

O BRKsEdu, por exemplo, mostra jogos bacanas enquanto interage com a galera. Já o Toboco chama convidados para conversar sobre o mundo competitivo de "League of Legends" e o Damiani joga de tudo um pouco com bastante humor e tiradas. Mas, acima de tudo, o importante é você se divertir enquanto faz a transmissão.

Use as redes sociais

Ninguém quer fazer lives sozinho – qual seria a graça disso? – então saiba usar as suas redes sociais para chamar o pessoal. Você pode começar pequeno, chamando só os amigos mais chegados ou criar uma página no Facebook para as pessoas que encontrarem seu canal receberem avisos quando começar o ao vivo. Não esqueça do seu Twitter, que é legal para pegar aquele amiguinho que está de bobeira em casa e procurando alguma coisa para fazer.

Interaja com a audiência

Seus amigos chegaram na sua transmissão e eles querem ver você jogar com toda sua malemolência, então nada melhor do que conversar com a galera para dar aquela moral.

Existem diversas formas de interagir com a galera do chat, como explicar o caminho você está fazendo em uma partida de "Counter-Strike" ou a razão pela qual você está jogando com tal campeão em "Smite" ou só responder as perguntas que o pessoal faz no chat. Para isso você vai precisar de um segundo monitor ou baixar o aplicativo do Azubu.tv em seu celular ou tablet para ficar de olho no que a galera está falando.

E você? Já faz transmissões ao vivo? Deixe suas dicas nos comentários e compartilhe suas experiências com os outros leitores do UOL Jogos.