Topo

Após 20 anos, jogador paga autor por cópia pirateada de "Diablo"

Fato inusitado ocorreu durante a GDC: segundo Shivam Bhatt, "Diablo" foi responsável por garantir "centenas de horas de diversão e inspiração". - Reprodução
Fato inusitado ocorreu durante a GDC: segundo Shivam Bhatt, "Diablo" foi responsável por garantir "centenas de horas de diversão e inspiração". Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/03/2016 10h53

Piratear um game para PC nos anos 1990 era uma tarefa relativamente simples. E pouco tempo após RPG "Diablo" ser lançado pela Blizzard, no final de 1996, em, o então adolescente Shivam Bhatt se interessou bastante pelo game. Sem dinheiro para comprá-lo, ele optou pelo caminho mais fácil: utilizar o recém-comprado gravador de CDs de um amigo e fazer uma cópia do game.

"Nós tínhamos o hábito de levar nossos PCs para as casas dos amigos e montar uma espécie de rede. Acabávamos copiando os jogos que nem todos tinham para podermos jogar juntos", disse Bhatt em entrevista ao site Kotaku.

Avançando quase duas décadas no tempo, Bhatt se viu em uma palestra com David Brevik, co-fundador da Blizzard e um dos principais responsáveis pela criação de "Diablo". A apresentação aconteceu durante um painel da GDC, realizada na última semana em San Francisco (EUA), e, ao final dela, foi aberta uma sessão de perguntas e respostas.

Bhatt resolveu fazer uma pergunta sobre o serviço Battle.net da Blizzard e, enquanto Brevik respondia, ele começou a checar sua carteira. Ele contou US$ 40 - valor próximo do cobrado por "Diablo" à época - e disse que pagaria Brevik pela cópia pirateada, explicando toda a história.

Por meio de sua conta no Twitter, Brevik agradeceu o gesto. "Foi incrível! Fiquei sem ação", disse.  

Um fato triste é que o amigo que emprestou o jogo para ser copiado acabou morrendo de câncer.  "Jogar 'Diablo' era o que mais gostávemos de fazer juntos. Pagar o seu criador por uma paixão que tínhamos em comum foi a melhor forma de honrar a memória do meu amigo", afirmou Bhatt.