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Para designer, rivalidade entre "Battleborn" e "Overwatch" é saudável

"Battleborn" X "Overwatch": produtor da Gearbox diz que rivalidade é boa para os dois - Arte/UOL
"Battleborn" X "Overwatch": produtor da Gearbox diz que rivalidade é boa para os dois Imagem: Arte/UOL

Victor Ferreira

Do Gamehall, em Novato*

23/03/2016 09h02

Maio promete ser um mês e tanto para fãs de jogos em primeira pessoa, trazendo títulos como “Doom”, “Homefront: The Revolution” e “Mirror’s Edge Catalyst”.

Fãs de jogos com foco em multiplayer, porém, tem ainda mais o que aguardar, já que é em maio que serão lançados duas grandes promessas do gênero: “Battleborn”, da Gearbox, no dia 3; e “Overwatch”, da Blizzard, no dia 24 - sendo que o beta aberto começa no dia 5.

Graças às suas propostas similares (pelo menos a princípio), criou-se uma narrativa de rivalidade entre os títulos pela mídia especializada e pelos próprios jogadores. Mas, de acordo com o desenvolvedor da campanha de “Battleborn”, Graeme Timmins, ambos os games só têm a ganhar com este nível de atenção.

“Para nós isso é ótimo porque sempre que falam de ‘Overwatch’, também vão mencionar ‘Battleborn’”, explicou. “E sempre que falam de ‘Battleborn”, também mencionam ‘Overwatch’, o que é bom para eles”.

De acordo com Timmins, o fato de um estúdio com histórico tão aclamado quanto a Blizzard fazendo um jogo nestes moldes indica que o gênero está no caminho certo.

“Quando vemos pessoas extremamente talentosas fazem algo parecido com o que fazemos, traz uma sensação boa”, disse. “Dá aquela sensação de ‘OK, estas pessoas espertas também acham que isso é importante, e é legal de se fazer’”.

Ainda assim, a Gearbox também procura brincar com esta sensação de rivalidade, como no tweet abaixo, feito após o anúncio de que o beta de “Overwatch” sairia pouco depois de “Battleborn”, essencialmente “chamando pra porrada”.

O que Timmins procura deixar claro é que, embora as propostas sejam diferentes, “Battleborn” e “Overwatch” podem atrair públicos bem diferentes, no final das contas, já que o primeiro inclui uma série de modos diferentes e uma campanha cooperativa, enquanto o segundo se encaixa mais nos moldes de “Team Fortress 2”.

“Em um mundo perfeito, os dois jogos farão sucesso”, declarou o desenvolvedor.