Topo

Designers brasileiros condenam declaração da Anatel sobre jogos online

Associação de desenvolvedores criticou a ação da Anatel pelo Facebook - Divulgação
Associação de desenvolvedores criticou a ação da Anatel pelo Facebook Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/04/2016 10h20

A Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos, publicou uma carta nesta quarta (20), condenando publicamente a Anatel e seu presidente, João Rezende, por defender o plano das operadoras de criar limites de dados para a internet, e culpar em parte games online por gastar "um volume de banda muito grande".

"Em primeiro lugar, a limitação e corte prejudicarão diretamente todos os pequenos estúdios de desenvolvimento de games, maioria no Brasil e na Abragames", diz a carta. "Uso de internet e transferência de grande volume de dados é parte corriqueira do trabalho com desenvolvimento de jogos. Limitar isso trará, na melhor das hipóteses, aumento nos custos fixos diretos das desenvolvedoras. E no pior dos casos, impossibilidade de desenvolver seus projetos com a infra-estrutura adequada – especialmente para competir no mercado global."

A associação também declara que "não é o papel da Anatel julgar quem faz o quê com sua banda contratada", e critica a declaração de Rezende sobre games online por ser difamatória e errada.

"Há uma preocupação com Preconceito pois tal tipo de tom ('Tem gente que adora, fica jogando né?') trata quem adora jogar como se fosse menor de alguma maneira, como se jogar não fosse uma forma de entretenimento tão válida quanto qualquer outra", diz a Abragames.

"E buscamos sempre evitar a Desinformação: ficar jogando por muito tempo não gasta toda esta banda que a declaração dá a entender. Jogar online usa menos banda do que assistir ao Youtube, ao Netflix, Apple TV ou qualquer outro serviço de streaming de vídeos durante o mesmo período de tempo. O que gasta mais banda é fazer download de jogos grandes – assim como baixar filmes em Alta Definição, softwares complexos ou qualquer arquivo grande em termos de MB/GB".

A carta da Abragames completa pode ser conferida na íntegra em sua página no Facebook.