Topo

PewDiePie e criador do Oculus estão entre 100 mais influentes do mundo

Felix Kjellberg, o PewDiePie, tem mais de 43,4 milhões de seguidores no YouTube - Divulgação
Felix Kjellberg, o PewDiePie, tem mais de 43,4 milhões de seguidores no YouTube Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/04/2016 14h02

A revista norte-americana Time divulgou sua lista anual das "100 pessoas mais influentes do mundo". Entre nomes bem conhecidos, como o empresário Donald Trump, a atriz Charlize Theron e a lutadora Ronda Rousey, aparecem o youtuber PewDiePie e Luckey Palmer, criador dos óculos de realidade virtual Oculus Rift.

Dono do maior canal de YouTube do mundo, Felix "PewDiePie" Kjellberg, possui 43,4 milhões de inscritos que acompanham suas sessões de jogo. Recentemente, PewDiePie começou um novo programa no YouTube Red, versão paga da plataforma de vídeo. No show "Scare PewDiePie", Felix passa por pegadinhas assustadoras inspiradas em games de terror.

Na lista da Time, o co-criador de "South Park", Trey Parker, falou sobre PewDiePie: "Pode parecer estranho para nós, que somos de uma geração mais velha, que as pessoas passem tanto tempo vendo alguém jogar videogame. Mas eu acho que esse é o nascimento de uma nova forma de arte. E ninguém pode subestimar seu mais poderoso artista".

Palmer Luckey - Gabriela Hasbun/The Wall Street Journal - Gabriela Hasbun/The Wall Street Journal
Palmer Luckey é o criador do Oculus Rift, visor de realidade virtual que chegou ao mercado em março. A empresa de Luckey, Oculus VR, foi comprada pelo Facebook por US$ 2 bilhões.
Imagem: Gabriela Hasbun/The Wall Street Journal

Arquiteto de novos mundos

Estreante na lista dos mais influentes, o criador do Oculus Rift foi descrito pelo diretor de cinema Ridley Scott ("Falcão Negro em Perigo", "Gladiador") como "um arquiteto de novos mundos". Para o diretor, os óculos de Palmer "abriram um novo mundo para a narrativa" e tornaram a realidade virtual "infinitamente possível".

Essa é a segunda vez que PewDiePie aparece na lista da Time. Em 2015, o youtuber esteve entre os 100 mais influentes junto de Anita Sarkeesian, criadora do site "Feminist Frequency". Em edições anteriores, o criador de "Minecraft", Marcus Persson, e de "Super Mario", Shigeru Miyamoto, marcaram presença.