Topo

Menos de 500 mil Steam Machines foram vendidas desde o lançamento

Computadores projetados em colaboração com a Valve chegaram às lojas em novembro - Divulgação
Computadores projetados em colaboração com a Valve chegaram às lojas em novembro Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/06/2016 11h08

Segundo estimativas do site Ars Technica, a Valve vendeu menos de 500 mil unidades das chamadas "Steam Machines" - computadores criados com base nas especificações da produtora, com um sistema operacional próprio - desde seu lançamento oficial, em novembro.

O site chegou a esta conclusão após o anúncio de que 500 mil Steam Controllers haviam sido vendidos, e de acordo com um representante da Valve, isto inclui controles que acompanham as Machines.

Como o Steam Controller pode ser comprado avulso, é provável que uma parte significativa destes controles não foram adquiridos junto com o computador.

Os números mal podem se comparar ao sucesso da última geração de consoles, já que tanto o PS4 quanto o Xbox One venderam 1 milhão de unidades em seus primeiros dias de lançamento, mas o desempenho não é bom até mesmo para o mercado de PC para games, com as estimativas mais otimistas de arrecadação chegando a cerca de US$ 750 milhões de um total de US$ 18,3 bilhões ganhos pelo setor.

A Valve, por sua vez, não divulgou dados de vendas sobre as diferentes Steam Machines, e não comentou sobre o artigo da Ars Technica.