Topo

"FIFA 17" vai permitir recriar gol de falta "impossível" de Roberto Carlos

Victor Ferreira

Do UOL, em Los Angeles

13/06/2016 02h45

De acordo com um dos produtores de "FIFA 17", as mudanças na física e nas mecânicas de jogo do novo game de futebol da Electronic Arts darão chance aos jogadores de recriar o famoso gol de falta "impossível" de Roberto Carlos contra a França, em 1997.

"Em faltas, você pode se posicionar de formas diferentes, e isso afeta a curva que a bola faz, porque seu ângulo de tiro muda", explicou o produtor de gameplay, Sam Rivera. "Finalmente, você poderá refazer aquele gol bem famoso do Roberto Carlos, de muito tempo atrás, que vai pelo lado da barreira".

Para quem não se lembra do gol icônico, a bola passou ao lado da barreira, antes de fazer uma curva e entrar no gol, surpreendendo todos - em especial o goleiro francês Fabien Barthez, que não conseguiu reagir a tempo.

Esta alteração, de acordo com Rivera, faz parte do modo com que as jogadas ensaidas foram retrabalhadas para o novo jogo, o que também afeta o modo de chutar pênaltis - podendo ser mais rápido e impreciso ou lento e com boa mira -, e até mesmo escanteios, sendo possível criar um “timing” para o cabeceio do jogador procurado.

TRAILER APRESENTA MODO JORNADA DE "FIFA 17"; ASSISTA

Start

Evolução gráfica

Curiosamente, a mudança de motor gráfico não foi um grande fator para esta evolução na jogabilidade, de acordo com o produtor Sebastian Enrique.

"A Frostbite nunca foi utilizada para criar um jogo de esporte em equipes", disse. "Então enquanto estamos usando muitas das vantagens dela, também estamos ajudando a Frostbite a evoluir como um motor gráfico".

Enrique explicou que as grandes mudanças em relação ao antigo motor, conhecido como Ignite, envolvem as características físicas dos jogadores, incluindo elementos como suor.

"FIFA 17" sai em 29 de setembro para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.