"Sony ainda não me procurou", diz dublador de "God of War" sobre novo game
Recém-anunciado pela Sony, o "God of War" de PlayStation 4 ainda não tem uma voz definida para Kratos aqui no Brasil. Foi o que revelou Ricardo Juarez, dublador que emprestou a voz ao Deus da Guerra em "God of War: Ascension" e "PlayStation All-Stars".
"É claro que eu tenho vontade. Estou na expectativa, aguardando a decisão da Sony", disse o dublador em entrevista ao UOL Jogos. "Eles ainda não me procuraram e não tenho nenhum tipo de contrato que garanta que o papel é meu. Nenhum dublador tem isso", explica o ator veterano, conhecido pelas versões brasileiras de personagens como Johnny Bravo, Barney (de "Os Simpsons") e por sua interpretação em games, nos papéis de Mario ("Rise: Son of Rome"), Draven ("LoL") e o Cruzado ("Diablo III"), entre outros.
"Não conheço nenhum dublador que tenha um contrato dizendo que o personagem é dele, mas como este 'God of War' é uma sequencia, é normal que chamem de novo quem fez o personagem na primeira vez". Ricardo admite que isso ainda pode demorar: "Foi assim quando fiz o Pinguim no 'Batman: Arkham Origins', fiquei um ano no escuro, sem saber que ia fazer o papel". Sobre o novo "God of War", o dublador diz que só sabe o que foi divulgado na E3.
Questionado sobre a petição para que a Sony coloque o ex-BBB Kléber Bambam no papel de Kratos, Juarez diz que "as pessoas são livres para criar qualquer tipo de campanha na internet, sobre qualquer assunto". Mas questiona se a petição deve ser levada a sério: "Não tem como saber quem está apoiando, se inscrevendo lá: São jogadores de verdade ou fãs dele da época do Big Brother?"
Diante da repercussão das montagens feitas com a voz de Bambam no trailer de "God of War", um outro abaixo-assinado passou a circular na internet, pedindo que Kratos seja dublado novamente por Ricardo Juarez. Essa petição já tem mais de 13 mil assinaturas. A campanha para Bambam conta com mais de 17 mil.
Ricardo também aponta que, por mais divertidas que sejam as montagens com Bambam, "God of War" é um jogo que se passa em outra época e Kratos é um personagem envelhecido no game de PlayStation 4. Para o dublador, esses detalhes devem ser levados em conta na interpretação. "Como é que o Kratos vai falar gírias e palavrões modernos?", pergunta Juarez, que se diz tranquilo para dar voz ao Kratos maduro. "Eu devo ser poucos anos mais jovem que o ator americano e tenho técnicas para pesar mais a voz e fazer personagens mais velhos".
"O que eu preciso é virar o personagem, adequar a voz ao papel. Isso é feito no estúdio e requer prática, requer treinamento", alfineta o dublador quando questionado sobre a performance de Bambam. "Eu não acompanho os vídeos do Bambam para falar sobre o que ele faz, mas o que posso dizer é que o trabalho de dublagem é uma profissão em que você precisa exercitar a interpretação o tempo todo. Eu tenho mais de 20 anos de carreira e continuo praticando, me aperfeiçoando sempre".
As participações mais recentes de Juarez nos games foram em "Overwatch" e "Uncharted 4: A Thief's End".
Dublador e jogador
Ricardo Juarez não só dubla vários games, mas também costuma jogar bastante. "Eu vou entregar a idade aqui, mas jogo desde o Atari, tive Super Nintendo, PlayStation, PS2. Atualmente tenho PS3 e Xbox One, estou pensando em pegar o PlayStation 4". O dublador conta que se diverte jogando os games em que atuou, como "Rise: Son of Rome" e "Halo 5", onde faz a narração das partidas multiplayer. "Gosto de jogar 'Halo' online para trollar durante as partidas, falando frases engraçadas com a voz do narrador".
"No 'Rise', eu tive problemas ao jogar quando tive que gritar comandos para o Kinect. Eu acho que o game não reconhecia minha voz como o jogador", conta. No game de lançamento do Xbox One, Ricardo interpretou o protagonista Mario Titus.
"Joguei todos os 'God of War' e só não terminei os de PSP porque tive que vender o portátil", revela Juarez, que se considera um grande fã do personagem, ao ponto de já ter feito cosplay de Kratos. "Não tem como eu fazer o físico dele, porque sou gordinho", brinca. "Mas fiz toda a maquiagem, o rosto, tudo por conta própria".
O dublador costuma ir ao Brasil Game Show todos os anos. "No primeiro ano, fiquei 3h na fila, as pessoas me reconheciam e vinham tirar foto, bater papo. Vou por conta própria, para ver as novidades e encontrar os amigos, conversar com o pessoal que só conheço pela internet".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.