Topo

Sem autorização, arte de "Firewatch" é usada em campanha promocional

Arte do jogo foi elaborada pelo artista Olly Moss - Reprodução/Olly Moss
Arte do jogo foi elaborada pelo artista Olly Moss Imagem: Reprodução/Olly Moss

Do UOL, em São Paulo

28/06/2016 14h02

A concessionária de carros Quirk Ford, na cidade de Quincy, no Estado americano de Massachusetts, usou sem autorização uma arte do jogo "Firewatch" para uma de suas campanhas promocionais.

A campanha utilizou uma das imagens mais icônicas relacionadas ao jogo, elaborada pelo artista Olly Moss, que recria uma torre de vigia em meio a uma floresta e montanhas rochosas.

"Ahh, lembram quando o Henry e a Delilah estavam animados com a Promoção de Liberdade da Ford?", ironizou a publisher Panic Inc, que colaborou com o estúdio Campo Santo na criação do game.

Já um dos cofundadores da Campo Santo e roteiristas de "Firewatch", Sean Vanaman, criticou a campanha e o modo com que muitos artistas acabam tendo seu trabalho reproduzido sem permissão.

"Vivemos em uma época de conteúdo gratuito, então não é de se espantar que todo mundo pensa que tudo é livre na internet", escreveu Vanaman em seu Twitter. "Nós nos divertimos com o flier de uma concessionária meia-boca, mas é bem irrelevante. Olly e seus contemporâneos são roubados 100 vezes por dia".

A Ford Quirk, ao menos, pediu desculpas à Campo Santo e os desenvolvedores e artistas de "Firewatch", e disse que a Ford não teve envolvimento com a campanha.

"Firewatch" está disponível para PC e PS4.