Topo

Fãs tiram as roupas das lutadoras mulheres de "Street Fighter V"

Jogadores "deram um jeitinho" para tirar as roupas das mulheres de "Street Fighter V" - Reprodução
Jogadores 'deram um jeitinho' para tirar as roupas das mulheres de "Street Fighter V" Imagem: Reprodução

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

18/07/2016 16h09

Com alguns minutos livres, qualquer jogador de "Street Fighter V" no PC consegue despir as mulheres do game, como Cammy e Chun-Li. Fazer o mesmo com os homens, como Ryu e Ken, por outro lado, já não é tão fácil assim.

Modificações criadas por fãs para a versão de computador do jogo de luta tomam a liberdade criativa de tirar as roupas das heroínas, que já são bastante reveladoras.

Downloads que removem todas as vestimentas das lutadoras (incluindo as da brasileira Laura) são facilmente encontradas em comunidades de modificações de games. Em pesquisa, porém, UOL Jogos não encontrou modificações equivalentes para os personagens homens.

Tirar as roupas das personagens dos games não é novidade: na década de 1990, jogadores de PC já faziam isso com Lara Croft em "Tomb Raider" e com os avatares de "The Sims".

Em 2016, com temas como a objetificação das mulheres nos games mais em pauta, porém, a existência de modificações no estilo parece ir contra as posturas das produtoras. A própria Capcom, após receber críticas pelo design original de uma de suas personagens, resolveu deixá-la "menos sensual" para "não incomodar" o público feminino.

A descrição de uma modificação que deixa Laura com um biquini mínimo avisa: "O traje é extremamente revelador - mas Laura certamente não se importa em vesti-lo".

É fato: Laura é um personagem virtual, sem vontade própria. Mas os desenvolvedores de jogos, que hoje são julgados por gamers cada vez mais engajados, já começam a mostrar maturidade ao questionarem se é assim - apenas seminu - que o público feminino quer ser representado nos games.

Assista ao modo história de "Street Fighter V"

Start