"What The Box" aparecer no PewDiePie não fez jogo vender mais, diz criador
Alguns dias atrás, PewDiePie e outros dois grandes youtubers gamers, Markiplier, Jack ScepticEye e CinnamonToastKen, jogaram "What The Box", jogo multiplayer desenvolvido pelos brasileiros Daniel Snd e Thiago Adamo. O jogo, que pode ser baixado no Steam e custa R$ 10, não se tornou um fenômeno de vendas como muitos imaginariam após uma divulgação deste tamanho. Foi o que revelou Daniel em entrevista ao UOL Jogos.
"A quantidade de vendas do dia após o vídeo do PewDiePie não foi maior do que a quantidade de outros dias durante a promoção de lançamento", disse o desenvolvedor. "Imagino que houve um certo impacto, mas não foi um impacto 'absurdo' como muita gente pensa que é". Daniel explicou que a visibilidade que o jogo recebeu é muito boa, e que está feliz com o resultado alcançado pelo jogo. Mas já avisa: "Não é o que as pessoas imaginam de fora. Não vai nos deixar ricos".
No ano passado, outro jogo brasileiro, "Pesadelo", caiu nas graças do youtuber sueco Felix "PewDiePie" Kjellberg. O jogo é gratuito e a divulgação no canal, que tem mais de 38 milhões de inscritos, alcançou a marca de 1 milhão de downloads.
O que tem na caixa?
Em "What The Box" você controla uma caixa de papelão, em um ambiente com inúmeras caixas, em que outros jogadores também estão controlando outras caixas. Se você ficar parado não é possível diferenciar entre as caixas do cenário e você, te dando oportunidades de fazer ataques-surpresa. Você tem a sua disposição para atacar uma arma de grampos e um estilete, mas o estilete pode ser visto por outras caixas se você estiver usando-o.
O game conta com modos de jogo diferentes, mas o mais comum é matar as outras caixas e tentar sobreviver. O jogo foi criado em 9 dias, durante a game jam 365 indies. Depois, "What The Box" foi aprimorado e disponibilizado em plataformas de distribuição como Itch.io, Gamejolt e Steam. "O game tinha apenas 1 mapa e 3 modos de jogo. Hoje o jogo conta com 5 mapas e 6 modos de jogo. Ainda estou adicionando mais conteúdo", contou Daniel.
Com a repercussão de "What The Box" com PewDiePie e outros youtubers, Daniel percebeu que há muita sorte envolvida no sucesso de um jogo. "Posso estar interpretando isso de forma errada, mas a lição que tirei é que eu devo fazer jogos pequenos, com menos de 2 meses de desenvolvimento, online multiplayer de preferência e engraçados/absurdos, que imagino que ajude a viralizar".
"Quando lancei 'Rocket Fist' eu investi um bom tempo em marketing, eu fiz um press release, um press kit, enviei mais de 1500 keys para reviews, youtubers, streamers, fui para as mídias sociais falar do jogo, dei entrevistas, levei o jogo para grandes festivais... E não vi muito resultado disso", explicou Daniel. "Com o "What The Box?" fiz o caminho inverso, só publiquei e pronto. Até hoje o What The Box não tem um press kit, nem um press release. Apesar de tudo isso o jogo estourou de uma maneira que nunca poderia imaginar. O que posso aprender com isso?"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.