Topo

Tricampeões brasileiros saem da paiN para poder jogar torneio de "Dota 2"

Jogadores decidiram se desligar da organização para participar da World Electronic Sports Games - Divulgação
Jogadores decidiram se desligar da organização para participar da World Electronic Sports Games Imagem: Divulgação

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

21/10/2016 15h43

A paiN Gaming anunciou o fim da parceria com sua equipe de "Dota 2". Segundo a declaração da organização brasileira, os jogadores solicitaram seu desligamento em 19 de outubro e vão disputar o campeonato World Electronic Sports Games (WESG) sem a tag paiN Gaming.

Segundo Rafael "Chanceler" Costa, relações públicas da paiN Gaming, "foram os próprios players que pediram desligamento. Um dos motivos primordias da decisão foi que o torneio [WESG] vai contra os princípios da organização ABCDE, e a paiN proibiu eles de jogarem. Dentre as grandes organizações brasileiras, somente a g3x está participando porque não está dentro da associação."

Ainda de acordo com Costa, houve uma conversa entre os jogadores e a organização sobre uma possível participação no campeonato na condição de "free agent" - sem utilizar o nome da paiN Gaming -, mas o time preferiu seguir a decisão e pedir o desligamento.

A equipe é tricampeã da Brasil Game Cup, campeonato que ocorre anualmente durante a Brasil Game Show. “Os planos para o futuro permanecem os mesmos: evoluir o Dota para conquistar uma vaga na qualifier pro Major de Boston e qualquer outro campeonato importante internacional que aconteça para mostrar ao mundo a capacidade brasileira. Permaneceremos juntos”, diz o jogador Marcio "Lil_kin6" Rodrigues.

A partir de agora, o time se chamará Kingao+4 e vai disputar a competição internacional WESG, que ocorre presencialmente em São Paulo, na MAX5, de 21 a 23 de outubro.

Polêmica

Em setembro de 2016, a ABCDE - Associação Brasileira de Clubes de eSports - anunciou algumas diretrizes para participação em campeonatos no Brasil, como premiação total mínima de R$ 10 mil e de taxa de participação de R$ 24 mil, uma sala pré-jogo climatizada e espaço de descanso reservado para os jogadores sem acesso do público.

Outro lado

Após a publicação da notícia, a ABCDE procurou o UOL Jogos e emitiu o seguinte comunicado oficial:

"A WeSG não foi realizado em parceria com a ABCDE, pois foi planejada antes mesmo do lançamento da associação. Não houve qualquer proibição ou orientação para que os clubes não participassem. Inclusive, vários clubes da ABCDE estiveram na WeSG e recebemos feedbacks que a organização foi excelente. Com toda certeza, o torneio adotaria as condições da Política de Participação 2016, inclusive porque os últimos eventos na MAX5 tiveram extrema qualidade e foram muito elogiados"