Topo

PS4 é mais popular do que Xbox One no Brasil, aponta estudo

Console da Sony leva vantagem no país, mas tanto PS4 quanto Xbox One ainda perdem para o Xbox 360 - Divulgação
Console da Sony leva vantagem no país, mas tanto PS4 quanto Xbox One ainda perdem para o Xbox 360 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/11/2016 12h46

Um estudo divulgado pela consultoria Newzoo apontou que o PlayStation 4 é mais popular no Brasil do que o Xbox One. Considerando os jogadores que possuem consoles, o videogame da Sony possui 19% desse mercado, contra 12% do Xbox One. Ambos, entretanto, ficam atrás do Xbox 360, videogame utilizado por 34% dos donos de console no Brasil.

O estudo apontou que uma das razões para tal é a pirataria. Considerando o número total de jogadores no país, 70% utilizam consoles, mas apenas 39% destes efetivamente compram jogos. Desta última porção, 40% são mulheres. Dentre esse público pagante, a faixa etária que mais consome produtos do tipo, tanto para mulheres quanto para homens, é composta por pessoas entre 21 e 35 anos.

A franquia mais popular entre jogadores de consoles, por sua vez, é "FIFA", com 45%. Ela é seguida por "Assassin's Creed" e "Super Mario", ambas com 37%.

Mercado em alta

O estudo da Newzoo também apontou que o mercado latino-americano de games está em alta e é o segundo do mundo que mais cresce, atrás apenas do sudeste asiático. A previsão é que a região feche 2016 com um faturamento de US$ 4,1 bilhões, número 20% superior ao de 2015.

Nesse cenário, destaca-se o crescimento dos jogos mobile (56%), muito distante dos consoles (9%) e do PC (6%). Em termos de faturamento, há um considerável equilíbrio, sendo o segmento de jogos para dispositivos móveis responsável por 34%, o de games para consoles por 32% e o de PC, 34%.

A expectativa, porém, é que para 2019, esse equilíbrio seja desfeito, com o mercado de games mobile atingindo 48% do total faturado na América Latina. Isso seria, praticamente, a soma dos 26% de consoles e PC.