Antes de "Rogue One", rebelde roubou planos da Estrela da Morte nos games
"Rogue One" estreia hoje (15) nos cinemas, contando a história de Jyn Erso e seus colegas da Aliança Rebelde que roubaram os planos da Estrela da Morte, a mais poderosa arma do Império.
Mas 20 anos atrás, o mercenário Kyle Katarn já havia realizado essa proeza sozinho, no clássico game "Star Wars: Dark Forces", lançado primeiro para computadores.
Primeiro jogo de tiro feito pela LucasArts, "Dark Forces" veio no embalo do sucesso de "Doom" e contava a história de Kyle Katarn, ex-oficial do Império e mercenário que trabalhava para a Aliança Rebelde. O jogo se passava antes dos eventos de "Uma Nova Esperança" - exatamente no período em que "Rogue One" acontece, e já na primeira missão Katarn deve roubar o projeto da Estrela da Morte para a princesa Leia e seus aliados.
Entre os inimigos de Katarn estavam também os Dark Troopers, soldados mais eficientes do que os manjados Stormtroopers - e que também aparecem entre as forças inimigas de "Rogue One".
Lendas de Star Wars
Lançado para PC e PlayStation em 1995, "Dark Forces" usava um motor gráfico próprio, ainda que similar ao de "Doom", para recriar os cenários e personagens icônicos do universo "Star Wars", como os soldados Stormtroopers.
O jogo trazia várias novidades para o gênero, como a capacidade de olhar para cima e para baixo, nadar e se abaixar. O jogo trazia efeitos de fumaça e outros detalhes cosméticos que não eram comuns na época.
O jogo foi bem recebido, mesmo a versão de PSOne não sendo tão boa quanto a de computador. Kyle Katarn ainda é um dos personagens mais queridos pelos fãs de games de "Star Wars", com um histórico complexo envolvendo seu passado como oficial do Império. Atualmente o jogo está disponível para download no Steam e na loja digital do PS3, dentro do selo PSOne Classics.
Sua história prosseguiu ao longo de cinco jogos na série "Jedi Knight" (e mais um "Lethal Alliance", jogo não tão bom assim no PSP) e um papel importante no antigo "universo expandido" de "Star Wars", eventualmente se tornando ele próprio um mestre Jedi.
Com a aquisição da franquia "Star Wars" pela Disney, o universo expandido deixou de ser canônico e hoje as histórias de Kyle Katarn e "Dark Forces" se enquadram no selo "Star Wars Legends". Mas os fãs dos games sabem que as lendas, em algum momento, eram todas verdadeiras - e que 20 anos atrás, um mercenário sozinho deu conta do serviço que os rebeldes de "Rogue One" têm pela frente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.