Sabia que o cogumelo do Super Mario existe de verdade?
Dentre tantos elementos de fantasia do universo dos jogos do Super Mario, um deles tem seus efeitos bem fundamentados (ou quase) no mundo real.
Os tradicionais cogumelos vermelhos que fazem os heróis aumentarem de tamanho são inspirados no fungo Amanita muscaria, conhecido também como agário-das-moscas.
Ele é tóxico e pode causar diversos efeitos quando ingerido por seres humanos, de enjoo, variação de pressão e euforia até delírios e alucinações. Consumido em grandes quantidades pode até causar a morte, mas hoje em dia os efeitos são de fácil tratamento.
Ou seja: talvez Mario, Luigi e companhia não fiquem realmente maiores e esteja apenas sofrendo de algum tipo de ilusão tóxica.
Outra provável representação da Amanita muscaria na cultura popular é no clássico da literatura "Alice no País das Maravilhas". Ainda que não haja registros de comentários do autor Lewis Carroll sobre o assunto, Alice come no decorrer da história cogumelos que a fazem aumentar de tamanho e encolher - bem parecido com o que acontece com os nossos queridos irmão Mario.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.