Plágio: ex-craque de futebol ganha processo contra produtora de "LoL"
Se você acompanhou futebol internacional nos anos 90 e 2000, certamente lembra do holandês Edgar Davids, que teve passagem por times como Ajax, Milão, Juventus e Barcelona, além de representar seu país na Copa do Mundo da França, em 1998.
Além de sua habilidade no campo, Davids também era um dos jogadores mais fáceis de se reconhecer em campo, graças a seus "dreads" e óculos especiais, que usava por sofrer com glaucoma. Tanto que, em 2014, a Riot Games se inspirou nele para criar uma skin para o herói Lucian no jogo "League of Legends".
Na época, Davids pareceu ficar lisonjeado, chegando até a fazer um tweet a respeito.
No fim de 2015, porém, um advogado do ex-jogador enviou uma carta para a Riot pedindo que removesse a skin do game por copiar sua imagem. No ano seguinte, a empresa respondeu com uma defesa nas cortes holandesas.
De acordo com o jornal Het Parool, a Riot chegou a argumentar que a skin tinha como objetivo ser reconhecida primeiro como Lucian e depois como Davids, já que o personagem já tem um estilo similar em sua versão "normal". A corte, porém, respondeu em favor do ex-jogador, que agora receberá parte dos lucros das vendas da skin na Holanda. Além disso, o estúdio deve revelar o quanto o item vendeu desde seu lançamento no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.