Onde, quando e como "Pokémon" foi inventado?
A trajetória dos monstrinhos começou muito antes do Game Boy
O criador de "Pokémon", Satoshi Tajiri, gosta de contar a história de como ele colecionava insetos e girinos quando criança. A mente criativa por trás dos monstrinhos que conquistaram o mundo diz que foi nos subúrbios de Tóquio, na década de 1970, que nasceu o primeiro conceito por trás da franquia.
Tajiri era apaixonado pela ideia de criaturas colecionáveis que podiam ser utilizadas em batalhas, principalmente por causa de "Ultra Seven". Na série, o herói titular guardava monstros gigantes em pequenas esferas, e os libertava quando um outro monstro ameaçava a civilização.
VEJA TAMBÉM:
- Confirmado: "Pokémon" será oferta do McLanche Feliz de dezembro
- Um detalhe do novo filme de "Pokémon" está deixando os fãs de cabelo em pé
- Novo filme de "Pokémon" será transmitido pelo Cartoon Network
Pouco tempo após fundar seu estúdio de desenvolvimento de jogos, a Game Freak, Tajiri viu dois Game Boys conectados por um cabo Game Link, e imaginou insetos utilizando o acessório como ponte de um sistema para outro.
E foi assim que, em 1990, Tajiri e a Game Freak iniciaram o desenvolvimento do projeto "Capsule Monsters".
A ideia era simples: jogadores iriam colecionar monstros, e carregá-los consigo aonde fossem dentro do Game Boy. Através do cabo Game Link, seria possível trocar criaturinhas e batalhar com outras pessoas.
Em retrospecto, o conceito inicial do game parece genial - um resumo perfeito de todos os fatores que transformaram "Pokémon" em um sucesso global. Mas os planos de Tajiri foram rejeitados pela Nintendo mais de uma vez. Apenas com a intervenção de um amigo pessoal, o designer Shigeru Miyamoto, Tajiri conseguiu a verba para oficializar o desenvolvimento.
O processo criativo foi árduo e demorado. Foram seis anos de desenvolvimento entre a aprovação do projeto e o lançamento japonês de "Pokémon Red & Green", em 27 de fevereiro de 1996. Neste período, cinco funcionários da Game Freak precisaram ser demitidos por causa de dificuldades finaceiras, e o próprio Tajiri admite ter trabalhado por muitas horas extras não remuneradas.
Mas o esforço foi recompensado: até março de 2017, a franquia "Pokémon" já tinha gerado um total de mais de US$ 55 bilhões em vendas. Só em termos de jogos de videogame, já foram mais de 290 milhões de cópias vendidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.