Na Bélgica, 'loot boxes' agora são ilegais e podem até dar cadeia
A Comissão de Jogos da Bélgica informou que as famigeradas 'loot boxes' de pelo menos três games foram classificadas como "jogos de azar" e as distribuidoras estão sujeitas a multas e prisão conforme a atual legislação do país.
De acordo com a declaração do Ministro da Justiça belga, Koen Geens, as 'loot boxes' de "Overwatch", "FIFA 18" e "Counter-Strike: Global Offensive" atendem aos requisitos que as classificam como uma "jogatina de azar". A Comissão também analisou "Star Wars: Battlefront II" e determinou que as mudanças recentes que a EA realizou no game significam que ele não viola mais as leis da Bélgica.
LEIA TAMBÉM
- Toda 'loot box' é um problema (sim: até as de "Overwatch")
- Jogadores recriam mapas de "PUBG" e "Counter-Strike" em "Far Cry 5"
- Sem Neymar?! Time do ano de "FIFA 18" deixa craque brasileiro de fora
Ainda segundo o Ministro, as caixas precisam ser retiradas de "Overwatch", "FIFA 18" e "CS:GO", caso contrário, representantes das desenvolvedoras estarão sujeitos a cumprir pena de até cinco anos de prisão e pagar uma multa de até 800.000 euros, o que dá aproximadamente R$ 3,4 milhões. A pena poderá ser dobrada se "menores de idade estiverem envolvidos", mas Geens disse que quer começar um "diálogo" com os provedores das caixas de recompensas para averiguar "quem deve arcar com a responsabilidade".
A decisão da Bélgica vem poucos dias após a Holanda ter decidido que as 'loot boxes' de "FIFA 18", "Dota 2", "PUBG" e "Rocket League" estavam violando a legislação do país, onde é necessária uma licença específica de jogos de azar para serem legalmente utilizadas nos games, a qual nenhum deles possui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.