Criador do "Mario" faz 66 anos; saiba mais a respeito do icônico personagem
Shigeru Miyamoto, um dos nomes mais conhecidos da indústria de games, completou 66 anos nesta sexta-feira, dia 16 de novembro. Entre suas diversas conquistas, a mais significativa delas foi sem sombra de dúvida a criação do "Mario", o carismático encanador bigodudo que conquistou o mundo após o lançamento de "Super Mario Bros." em 1985 para o imortal videogame Nintendinho 8-bits.
O sucesso do personagem foi tamanho que ele acabou se tornando o mascote e porta-voz da Nintendo, aparecendo em mais de 200 jogos diferentes, desde "Mario Kart" até "Mario Party", fazendo a franquia com seu nome se tornar uma das mais vendidas da história.
VEJA TAMBÉM
- Tudo o que você faz em "Super Mario Run" é pular, explica criador de Mario
- Criador do Mario critica tendências seguidas por "Fortnite" e "Overwatch"
- Por se cansar fácil das coisas, criador do "Mario" não quer fazer um MMORPG
A primeira aparição de Mario foi em "Donkey Kong", jogo de 1981 para arcade onde um carpinteiro precisava resgatar sua namorada de um macaco gigante, que era o mascote do Mario. Poucos sabem, mas Mario só veio a se tornar um encanador quatro anos depois, quando Miyamoto decidiu que a profissão do personagem deveria combinar com a temática de encanamentos verdes e esgoto da série "Mario Bros.".
Miyamoto foi contratado pela Nintendo por suas habilidades na criação de brinquedos e foi lhe dada a tarefa de bolar um novo jogo arcade para substituir o desastroso "Radar Scope" de 1980, que ele ajudou a desenvolver, de acordo com um perfil de Miyamoto publicado pelo "The New Yorker" em 2010.
Inicialmente Miyamoto queria criar um jogo baseado no famoso personagem de desenho animado Popeye, mas a Nintendo não conseguiu obter os direitos para utilizá-lo, então ele precisou ter uma nova ideia. Ao invés de um marinheiro, Miyamoto optou pela criação de um carpinteiro com bigode, macacão e chapéu. Este personagem foi originalmente chamado de "Jumpman", pois ele precisava pular por cima de obstáculos, ou seja, o verdadeiro protagonista do game era Donkey Kong.
Assim que o jogo "Donkey Kong" foi lançado nos Estados Unidos, a Nintendo of America sentiu que Jumpman precisava de um nome melhor. Trabalhadores do armazém da empresa em Washington começaram a chamá-lo de "Mario", pois ele parecia com o senhorio que era dono da propriedade, um homem chamado Mario Segale, que faleceu recentemente. Miyamoto ouviu a respeito do apelido, gostou e decidiu renomear o personagem com este nome.
Após o sucesso de "Donkey Kong", a Nintendo pediu que Miyamoto desenvolvesse um jogo focado em Mario. Ele então criou um irmão para ele, chamado Luigi, e a dupla estreou em "Mario Bros." para arcade, em 1983. Sua popularidade, no entanto, só viria a alcançar nível mundial após a chegada de "Super Mario Bros.", principal jogo do videogame NES.
O lançamento foi tão bem sucedido que a Nintendo decidiu vender o jogo juntamente com o console, ou seja, se você comprasse o Nintendinho, receberia uma cópia do game, o que ajudou a alavancar as vendas, fazendo o NES se tornar o videogame mais vendido de sua geração, com mais de 60 milhões de unidades vendidas.
Mario vem sendo utilizado em todos os videogames da Nintendo desde então, e muito bem, diga-se de passagem. Os excelentes "Super Mario World." para SNES, "Super Mario 64" para Nintendo 64, "Super Mario Sunshine" para GameCube, "Super Mario Galaxy" para Wii e "Super Mario Odyssey" para Switch, deixam isso muito claro.
Embora Miyamoto tenha planejado originalmente criar um personagem mais parecido com Popeye, a onipresença do Mario é algo que ele planejou desde o início. "Meu objetivo original era que eu realmente queria usar Mario em muitos jogos diferentes," disse o designer à revista Time, em 2010.
Sem Mario, provavelmente a indústria de games teria acabado após a recessão ocorrida no setor entre os anos de 1983 e 1985. A chegada do NES, juntamente com "Super Mario Bros." mostrou que ainda havia futuro nesse mercado, então temos muito a agradecer a Shigeru Miyamoto e a Nintendo por nos ter agraciado com este icônico personagem, que estará sempre presente nas nossas vidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.