Super Nintendo completa 28 anos; lembre 10 jogos inesquecíveis
No dia 21 de novembro de 1990, há exatos 28 anos, os japoneses colocavam as mãos no Super Famicom, que foi batizado, no ocidente, de Super Nintendo Entertainment System - SNES para os íntimos. O aparelho, muito aguardado pelo público oriental após o enorme sucesso do Nintendinho (NES), chegou ao mercado apenas com dois títulos, mas que se tornaram grandes clássicos do sistema: “Super Mario World” e “F-Zero”.
Apesar do sucesso no Japão, seu lançamento nos Estados Unidos demorou quase um ano, o que teve um alto custo à Nintendo: a ascensão da Sega e o seu Mega Drive, mais conhecido no mercado norte-americano pelo nome de Genesis.
VEJA TAMBÉM
- Criador do "Mario" faz 66 anos; saiba mais a respeito do icônico personagem
- "Einhänder": Relembre quando a Square lançou um jogo de naves espaciais
- Wii completa 12 anos de lançamento; relembre 10 jogos inesquecíveis
Com dois anos de desvantagem, o SNES encontrou um forte adversário na terra do Tio Sam, que já contava com uma base sólida de fãs e jogadores. O SNES demorou um pouco para cair no gosto dos americanos, devido a uma forte e agressiva campanha de marketing da Sega of America. Eventualmente a Nintendo conseguiu alcançar a rival e, então, teve início, durante a metade da década de 90, a primeira "guerra" dos videogames, com a divisão da preferência dos jogadores.
Essa guerra estendeu seus campos de batalhas aqui no Brasil, que tinha seu o mercado dominado pela Tectoy e seus videogames Master System e Mega Drive. O SNES marcou a chegada oficial da Nintendo no Brasil em 1993, por meio da empresa Playtronic, criada em parceria entre a Gradiente e a Estrela.
Foi graças a essa intensa batalha que os jogadores de ambas as plataformas ganharam jogos inesquecíveis, uma sempre tentando superar a outra.
E para comemorar os 28 anos do querido SNES, que foi berço de inúmeros games grandiosos, nada melhor do que relembrar de 10 de seus clássicos. Infelizmente muitos títulos bons ficaram de fora da lista, mas você pode falar deles nos comentários!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.