Nesta sexta-feira, 23 de novembro, "World of Warcraft" completou 14 anos de existência. O jogo é baseado na história de "Warcraft", com alguns jogos que começaram a ser lançados na década de 90 e que tinham apelo estratégico e de gerenciamento de exércitos.
Para o World of Warcraft, a Blizzard usou a rivalidade da Aliança e da Horda e ajudou a popularizar muitos conceitos que hoje vemos em muitos jogos: conflitos grandiosos, confrontos entre facções diversas (o "PvP", ou Jogador contra Jogador) e a produtora também ganhou popularidade com as famosas animações em CGI, com um nível impressionante de detalhes e competindo de igual pra igual com empresas como a Square-Enix (da franquia "Final Fantasy" e a Pixar, da Disney.
VEJA TAMBÉM
Além disso, "World of Warcraft" também popularizou o conceito de "raide", onde um grupo de aventureiros entra em uma masmorra ou localidade para derrotar inimigos diversos e poderosos, com forte apelo comunicativo. Com mecânicas inovadoras em muitos confrontos, os jogadores tinham de quebrar a cabeça para conseguir lidar com as ameaças.
Desde 2004 o jogo recebeu diversas expansões e conteúdos. O jogo inicial (também conhecido como "Vanilla"), ganhou diversos pacotes de conteúdo nos primeiros anos, com as raides Covil Asa Negra e Zul'Gurub, a cidades de Ahn'qiraj e Naxxramas. Depois o game começou a ganhar diversas expansões. Conheça elas em nossa galeria.
"World of Warcraft": Trajetória
1 / 21
Lançado em 2004, "World of Warcraft" ajudou a popularizar o gênero dos MMOs, com muitos jogadores enfrentando perigos diversos, se enfrentando em confrontos viscerais pelas localidades (com o famoso PvP) e com os jogadores recebendo muitos conteúdos desde então.
Divulgação 2 / 21
O MMO recebeu diversas expansões desde o lançamento e completou 14 anos nesta semana. Relembre as expansões!
Divulgação 3 / 21
The Burning Crusade Lançada em 2007, ela trouxe 2 raças inéditas: os draenei, que vieram de Argus, e os elfos sangrentos. O jogo também recebeu o continente de Terralém e um novo limite de nível. Foi nesta expansão que Illidan ficou ainda mais famoso. Um dos personagens mais icônicos, os jogadores entraram no Templo negro pra enfrentar o antigo elfo noturno que clamou o reino partido para si.
Divulgação 4 / 21
Outra raide icônica disponibilizada em "Burning Crusade" foi a Nascente do Sol, onde os jogadores confrontaram Kil'jaeden, um lorde eredar poderoso e um dos líderes da Legião Ardente, que, comandados por Sargeras, queriam invadir e destruir Azeroth.
Divulgação 5 / 21
Lançada em novembro de 2008, "Wrath of The Lich King" trouxe o continente gelado de Nortúndria e o Flagelo dos Mortos Vivos, comandados pelo novo Lich Rei. Do lado da Horda, o Chefe Guerreiro Thrall enviou uma força expedicionária à Nortúndria, liderada pelo Lorde Supremo Garrosh Grito Infernal.
Divulgação 6 / 21
Do lado da aliança o rei humano desaparecido, Varian Wrynn, retornou a Ventobravo e reassumiu a coroa, também enviando um exército liderado por Bolvar Fordragon para derrotar o Lich Rei - e as forças da Horda que se metessem no caminho.
Reprodução 7 / 21
A expansão também recebeu conteúdos regulares, com destaque para as raides de Ulduar (a cidade titânica) e a Cidadela da Coroa de Gelo, no confronto final dos heróis contra Arthas, que se tornou o Lich Rei atrás de poder. A destruição do Flagelo quase custou a vida de Azeroth e as 2 facções precisaram deixar de lado as diferenças e conflitos pra derrotar um inimigo em comum.
Reprodução 8 / 21
Cataclysm Outra expansão marcante, aqui tivemos uma mudança radical em muitas das áreas de Azeroth após um cataclismo causado por Asa da Morte, mudando diversas localidades, além do surgimento de outros locais que estavam escondidos e de difícil acesso. O vilão deu trabalho para os heróis, que precisaram voltar no tempo para conseguir os fragmentos de uma antiga arma que seria capaz de derrotar ele.
Divulgação 9 / 21
A expansão também marcou o início do "localizador de raides", oferecendo uma nova dificuldade voltada para jogadores casuais e sem necessidade de fazer grupos pré-montados. Também foi durante a expansão que o jogo foi lançado oficialmente aqui no Brasil, ganhando localização completa: dublagem, legendas e descrições de menus/itens, em um trabalho primoroso da Blizzard.
Reprodução 10 / 21
Mists of Pandaria Com uma nova raça (os Pandaren) e um novo continente, "Mists of Pandaria" é uma das expansões mais queridas pelos jogadores, e também marcante por conta da sede de poder de Garrosh, que invadiu Theramore e destruiu completamente o local, despertando uma onda de violência entre as facções.
Reprodução 11 / 21
Das novas raides e conteúdos, as mais marcantes foram o Trono do Trovão (uma das raides mais extensas do jogo até então) e o Cerco a Orgrimmar. Garrosh, em mais uma busca por poder, acabou revivendo o coração do Deus Antigo Y'shaar, profanando o sagrado Vale das Flores Eternas de Pandária, e com isso os as facções tiveram de se unir novamente para impedir o orc de devastar Azeroth.
Divulgação 12 / 21
Warlords of Draenor Em um passo curioso e inédito, a Blizzard decidiu retornar a Draenor antes dela se tornar Terralém. Garrosh acaba escapando da justiça após ser preso em Pandaria e acaba no novo continente, em uma época antiga. Ele reencontra o seu antigo pai Grommash e deu a ele a tecnologia necessária para criar seu exército ideal.
Divulgação 13 / 21
Garrosh acaba derrotado por Thrall e Grommash foi derrotado posteriormente em uma ofensiva comandada por Haddgar, um dos feiticeiros mais poderosos até então. O fracasso de Grommash abriu caminho pra Gul'dan tomar o controle da Horda de Ferro e evocar a Legião Ardente a Draenor. Eles mal sabiam o que o bruxo orc iria aprontar no futuro...
Reprodução 14 / 21
Warlords of Draenor foi uma das expansões mais criticadas pela comunidade, e o maior problema ficou no sistema de "Guarnições". Os jogadores coletavam recursos e gerenciar um pequeno exército de aliados, enviando-os em missões, mas isso deixou muitas localidades praticamente desertas, pois os jogadores queriam ficar mais nas próprias Guarnições. Isso eliminou muitas interações entre os jogadores
Divulgação 15 / 21
Legion Agora sem o sistema de Guarnições, aconteceu o que muitos esperavam em muito tempo: a Invasão da Legião Ardente em Azeroth, sob o comando de Gul'dan. Os jogadores foram para as Ilhas Partidas para deter o Orc e seus aliados, que começaram a espalhar a corrupção por muitos locais.
Divulgação 16 / 21
Nesse meio tempo ouve a troca de comando das Facções. Varyan morre no começo dos conflitos ao tentar confrontar Gul'dan, e seu filho Anduin acaba assumindo a Aliança. Da Horda, Vol'jin também morre e Sylvanas se torna a nova Chefe Guerreira , iniciando então uma busca por mais poder.
Reprodução 17 / 21
Legion Mas a ameaça de Gul'dan estava forte demais para os heróis e eles tiveram de contar com a ajuda do antigo elfo Illidan. "Legion" trouxe o sistema de missões mundiais, a nova classe dos caçadores de demônios e novas masmorras, raides e limites de nível.
Divulgação 18 / 21
"Legion" também recebeu a localidade de "Argus" (antiga terra natal dos Draenei) e os guerreiros conseguiram mais aliados com as novas "raças aliadas". Assim os jogadores poderiam criar e evoluir novos personagens, como os Filhos da Noite e os Draeneis Forjados a Luz. Mais raças foram adicionadas posteriormente em "Battle for Azeroth", como os Anões Ferro Negro e os Orcs Mag'war.
Reprodução 19 / 21
Battle for Azeroth Depois dos heróis terem unido forças pra derrotar a Legião Ardente, houve um pequeno período de calmaria, mas que acabou sendo abalado com as ações de Sylvanas, que, em resposta ao fracasso dela não ter conseguido matar Malfúrion, ela queimou a árvore de Teldrassil e a capital Darnassus, da Aliança, iniciando uma nova guerra entre as facções.
Divulgação 20 / 21
Além das expedições, a nova expansão ganhou novas localidades, o limite de nível subiu para 120 e o jogo recebeu os fronts de guerra, um modo de jogo similar aos objetivos dos antigos jogos de Warcraft, com a coleta de recursos, a construção e recrutamento de aliados e a tomada de locais.
Divulgação 21 / 21
Em dezembro será lançado um novo patch, com um novo front de guerra e diversas correções e melhorias. Já no início de 2019 será disponibilizada uma nova raide e novos conteúdos são planejados e foram divulgados na Blizzcon, com os jogadores visitando Nazjatar, a antiga terra natal da Rainha Azshara, uma das principais vilãs do MMO.
Divulgação
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.