"Ninguém pode ser dono de passo de dança", diz dona de Fortnite em processo
Nos últimos meses a Epic Games foi alvo de diversos processos judiciais envolvendo as dancinhas/emotes de "Fornite". Em novembro o rapper Terrence "2 Milly" Ferguson cogitou processar a produtora, alegando que eles roubaram a sua dança conhecida como "Milly Rock", que no game foi rebatizada como "Swipe It".
Nesta semana a Epic respondeu, enviando uma mensagem para a corte federal da Califórnia, alegando que "ninguém pode ser dono de um passo de dança" e que movimentos simples não são protegidos por direitos autorais"
"A lei de copyright é clara que passos de dança individuais e movimentos simples de dança não são protegidos por direitos autorais, e sim blocos para construção de expressão livre, que são de domínio público para coreógrafos, dançarinos e o público geral para usar, realizar e apreciar.", comentou o advogado Dale Cendali, que defende a Epic
O advogado inclusive citou diferenças de movimentos entre as danças do rapper e do jogo.
Também foi mencionado que o rapper apenas citou a dança, e que a Swipe It pode ser usada em qualquer personagem de Fortnite, nenhum dos quais o autor alega ter características físicas similares a ele. E o autor não afirmou que ele apareceu em algum contexto que remete ao "Fortnite": ou seja, ele "não fez uma batalha real, usando armas para matar os oponentes. Esses elementos adicionais fazem com que o emote Swipe-It tenha um uso transformador"
Já a acusação alega que a Epic "pegou a dança de 2 Milly e está querendo ganhar com isso", ao vender a dança para os jogadores.
Uma das principais fontes de lucro de "Fortnite" são as dancinhas, que são vendidas na loja interna do jogo, além das roupas e outros itens cosméticos para os personagens. Diversas personalidades estão tentando processar a empresa: além de 2 Milly, o ator Alfonso Ribeiro (de um Maluco no Pedaço) e o Backpack Kid, que viralizou na internet ao subir no palco durante uma apresentação da cantora Katy Perry usando uma mochila e fazendo uma dança inusitada.
"Fortnite" está disponível para PC, PS4, Switch, Xbox One e dispositivos Android e iOS.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.