"Dota Underlords": Guia completo para iniciantes
"Dota Underlords" é mais uma versão do já famoso "Auto Chess", que começou como um mod dentro do "DOTA 2" e agora vai ganhando novas versões.
Você pode baixar o jogo gratuitamente no Steam, ou nas lojas de iOS e Android, e participar desse período de testes Alpha, em que o jogo ainda está aberto a feedback dos jogadores.
"Underlords" é muito divertido, mas parece complicado no começo. O jogo conta com mais de duas dezenas de alianças, um sistema bem próprio de jogo e vários detalhes que são ignorados pelo tutorial, mas que serão fundamentais para você jogar bem. Se você está começando agora no gênero ou quer aprender um pouco mais sobre as principais mecânicas, este guia foi feito para você.
O básico do básico
O primeiro passo para dominar "Dota Underlords" é entender o básico do básico.
- Você será colocado contra outros sete jogadores, cada um com seu "tabuleiro" dividido em casas, onde as unidades serão posicionadas. Cada jogador começa com 100 de vida.
- A progressão da partida vai acontecer por rodadas "infinitas", até que reste apenas um vencedor. A cada rodada, você pode enfrentar inimigos da Inteligência Artificial ou jogadores reais. Se vencer a IA, você ganha itens. Se vencer um jogador real, você mantém sua vida.
- O total de dano causado ao perdedor de uma rodada é uma somatória influenciada pelo número de heróis inimigos que ficaram vivos, bem como o nível deles.
- Entre cada round, você pode vender e comprar heróis, além de equipar os itens recebidos e reformular suas posições no tabuleiro.
- A condição de vitória do jogo é ser o último sobrevivente. Já quem ficar com zero de vida dá adeus à partida, mas pode continuar assistindo se quiser.
Os Creeps
Os primeiros três rounds são de preparação. Neles você luta contra "creeps", inimigos com inteligência artificial. Se vencer, pode escolher um entre três itens. Se perder, ganha um item aleatório. Os "creeps" só voltam a aparecer no round 10, e depois retornam a cada cinco níveis, ficando cada vez mais fortes.
O Ouro
A cada round, todos os jogadores ganham cinco de ouro por padrão, mas há outras mecânicas que geram mais moedas, como vitórias consecutivas, derrotas consecutivas e juros. Saber gerenciar a economia vai ser fundamental para resistir nas rodadas mais avançadas.
Os Heróis
Cada herói tem sua raridade. Quanto mais raros, mais caros, mais fortes e com menos frequência aparecem na loja ao final de cada round.
Entre os rounds, você pode comprar novos heróis para compor seu exército, vender os que não serão usados mais e gastar ouro para melhorar o seu nível de jogador.
A cada novo nível de "Underlord", é possível colocar mais um herói em campo, indo de um até dez heróis no exército. Existe também um banco de reservas onde podem ser colocados heróis que ainda não podem ou não estão prontos para entrar em campo.
Também é possível melhorar o nível dos seus heróis. Quando o jogador comprar três heróis iguais, eles se fundem para se transformar em um herói de 1 estrela. Ou seja, três heróis iguais de nível 1 formam um herói de nível 2. Já para um herói de nível 3, que é o nível máximo, é preciso três heróis de nível 2.
Conheça as alianças
Agora que você sabe o básico do jogo, é hora de aprender a ganhar. Uma das dicas essenciais é conhecer as alianças, que mostram de que tipo é o herói e como ele vai agir em campo. Ao todo, são 23 delas no momento, e quanto mais delas você conhecer, mais chances terá de ganhar.
Você deve ter notado dois ícones embaixo de cada herói: isso é o indicador das alianças. Todos têm duas alianças. Quando colocados com outros heróis da mesma aliança, esses heróis ganham algum bônus ou concedem bônus para o seu time.
É possível ver como está a composição do seu time no menu do lado direito da tela, clicando no primeiro ícone. Nesse menu também é possível clicar nos ícones e ver quais heróis do seu time são de qual aliança, seja em campo ou no banco.
Certas alianças têm vantagens contra outras, por isso é importante conhecer um pouco mais sobre elas.
Assassinos
A principal característica dos assassinos é pular ou teletransportar para perto do inimigo mais afastado no tabuleiro, atacando por trás. Quanto mais assassinos em campo, maior a chance de dano crítico. Como ataque crítico não pode ser evitado, eles são fortes contra a aliança dos Elusivos.
A principal fraqueza deles é a necessidade de ter os nove heróis do mesmo tipo para funcionar bem, o que deixa o time previsível e sem muitas opções de variação.
Bruxos
Os Bruxos têm uma das melhores habilidades do jogo, que é o roubo de vida. Como é preciso apenas dois heróis desse tipo para ativar o primeiro buff, fica fácil colocá-los em conjunto com classes como Assassinos e Trolls, que utilizarão do roubo de vida para se manter no campo por mais tempo.
Cavaleiros
Os Cavaleiros têm uma capacidade defensiva até maior que os Guerreiros, mas como são obrigados a ficar juntos, são altamente vulneráveis a dano em área. Seu dano também é muito baixo, e seus heróis são caros. É uma aliança com muita chance de receber alguns buffs no futuro.
Caçadores
Os Caçadores foram a primeira aliança a sentir a mão pesada do nerf. Alguns dias após o lançamento eles já foram modificados para dar chances às outras classes. Ainda assim, eles são muito fortes, com heróis caros mas que são capazes de gerar muito dano. Têm boa sinergia com os escamados e os Elusivos.
Caçadores de Demônios
Praticamente só funcionam em conjunto com os Demônios, já que só têm dois heróis e apenas anular o buff de um demônio inimigo não é lá grande coisa. Com vários Demônios, você pode formar uma das composições mais poderosas do jogo.
Corpulentos
Os corpulentos têm muitos pontos de vida e são relativamente baratos. Eles funcionam muito bem no início do jogo e servem para segurar os magos mais chatos no meio do jogo, mas no final se tornam fracos e são ótimas opções de venda.
Demônios
Essa é a aliança mais complexa de encaixar no grupo, já que ela pode funcionar de maneiras diferentes.
Em conjunto com um caçador de demônios, quanto mais tipos dessa Aliança você tiver, mais dano eles terão. Já sozinhos, ter mais de um desse tipo significa abrir mão do buff de 50% de dano para seu herói sem absolutamente nada em troca.
Dragões
Essa é a melhor aliança para compor com os Cavaleiros, já que existem apenas três Dragões no jogo. Como habilidades são o diferencial do jogo, começar com a mana cheia é uma vantagem e tanto, especialmente para o Cavaleiro Dragão. O problema é que eles também não são dos mais baratos, e até tudo funcionar pode ser tarde demais.
Druidas
O sucesso dos druidas vai depender de conseguir evoluí-los rapidamente. Conseguir os quatro druidas de forma rápida vai fazer com que os níveis deles aumentem e dominem boa parte do jogo. Só que os heróis dessa Aliança são fracos sozinhos e podem ser pouco efetivos se não forem colocados em batalha rápido.
Elusivos
Os elusivos são excelentes por sua capacidade de evasão. Além de evitar a maioria dos ataques corpo-a-corpo, eles também vão deixar o inimigo sem mana, já que ataques errados não geram mana para o adversário.
Escamados
A principal aliança contra magos, que no momento é a composição mais utilizada e também mais forte do jogo. O problema é que não existe herói barato aqui, e juntar todos os quatro pode ser frustrante e demandar muito ouro.
Guerreiros
A Aliança com melhores condições defensivas. Os Guerreiros apostam no buff de armadura para segurar a linha de frente. Eles têm ótima sinergia com outras alianças, como os Trolls e os Escamados. Seu principal problema é a limitação de combate corpo-a-corpo, o que dificulta lutar contra times que possuem magos.
Humanos
Os humanos têm a capacidade de silenciar os adversários, o que é muito eficiente em quase todas as ocasiões. Heróis com ataques rápidos, como o Lican ou o Sanguinário, podem se aproveitar muito desse buff.
Inventores
Excelentes para dominar a primeira parte do jogo. Os Inventores têm heróis baratos e que aparecem com frequência, o que facilita as melhorias de nível. O problema é conseguir o quarto herói, já que um deles terá que ser o Techies ou o Girocóptero.
Magos
Uma das composições mais fortes do momento, graças ao Guardião da Luz. Os magos vão aparecer com tudo mesmo na parte final do jogo, quando heróis mais fortes como o Lich entrarem em campo. Protegê-los é necessário para vencer, então posicionamento é tudo nesse caso.
Mirrados
Os Mirrados têm um dos buffs mais poderosos do jogo, mas só conseguem ativá-lo com os seis em campo. O problema principal é encontrar o Techies, que é um herói ultra raro que custa cinco de ouro. A sinergia clara aqui é com os Inventores, mas funcionam com outros também, como os magos.
Mortíferos
São apenas dois Mortíferos no jogo até o momento, sendo um deles um herói ultra raro, o Girocóptero. Se seu time conseguir os dois, pode ser uma ótima juntá-los com caçadores e algumas composições de dano mágico, que vão abusar dos foguetes do Giro.
Pacto de Sangue
O buff do Pacto de Sangue até parece interessante, mas com apenas dois heróis nessa aliança até o momento, e ambos bem fraquinhos e baratos, não é uma boa focar sua estratégia neles.
Primordiais
Os primordiais dominam com tranquilidade o início do jogo, especialmente porque os heróis que atacam em distância ainda causam pouco dano. No longo prazo eles acabam se tornando uma força secundária, já que heróis como a Medusa ou o Girocóptero vão comê-los vivos.
Selvagens
Os Selvagens podem ser colocados com quase todas as alianças, excluindo apenas as que apostam no dano mágico. Especialmente com as defensivas, que têm pouco ataque, eles podem ajudar a equilibrar o time, tanto por garantir mais ataque quanto por ter algumas opções de heróis que atacam à distância.
Sem Coração
Armadura é tão importante aqui em "Underlords" quanto é no "DOTA" original. Um debuff de cinco de armadura ao custo de dois heróis é uma diferença brutal, que vai facilitar os rounds para o seu exército. O problema é que são poucos heróis desse tipo, e vários deles são bem caros.
Trolls
Os Trolls vão elevar o dano por segundo do seu time com muita velocidade de ataque. São ótimos para times que vão focar no combate corpo a corpo. O problema é que com o grande uso dos elusivos, eles podem acabar se tornando inúteis em alguns rounds.
Xamãs
Transformar um inimigo em sapo por seis segundos é uma senhora vantagem, mas como o efeito é aleatório, às vezes pode não compensar. São poucos os heróis Xamãs, então o complemento deve vir naturalmente.
Fazendo Ouro com juros
Outra habilidade importante é saber fazer ouro. No momento são poucos os jogadores que sabem como administrar o seu patrimônio porque "Dota Underlords" simplesmente não explica o conceito de juros.
Funciona assim: se no início de um round você tiver dez moedas no seu banco, você receberá uma moeda a mais no próximo turno. Esse valor aumenta a cada dez moedas a mais no banco, ou seja, com vinte moedas você ganharia duas moedas no próximo turno. Esse valor acumula até 50 moedas no banco, fazendo você ganhar um máximo de cinco moedas a mais por turno.
Ao entender essa mecânica, o jogador vai poder fazer mais que o dobro de ouro que normalmente faria durante a partida e conseguir um exército melhor e mais caro. Isso também significa que às vezes poderá ser difícil ganhar nos turnos iniciais, mas que isso não quer dizer que você já perdeu o jogo.
Some essas moedas com a sequência de vitórias ou derrotas, que também garantem um bônus de ouro, e você terá um cofre gordo para quebrar nos turnos mais avançados.
O segredo é saber dosar quando aumentar o nível de Underlord e quando comprar heróis, sempre seguindo uma estratégia interessante de itens e alianças.
Dicas Finais
- Existe um botão de troca de heróis na loja, que custa 2 de ouro e dá um "refresh" nas ofertas, mas evite usar esse recurso no início da partida. Seu foco deve ser acumular ouro e tentar fazer o melhor possível com o que vier. Foque nos juros.
- Apareceu um herói legal na loja, mas você não tem dinheiro ainda? Você pode travá-lo por um turno, utilizando o botão com o ícone de um cadeado. Isso dará um pouco mais de tempo para você fazer a compra na próxima rodada.
- É possível esconder os seus heróis mais fracos no canto do tabuleiro, colocando heróis mais resistentes ao redor deles. Assim, eles ficarão protegidos dos assassinos.
- Às vezes, um herói mais caro de nível baixo é melhor que um herói comum de nível mais alto. Exemplos: o Kunka e o Rei da Areia, que possuem habilidades com stun em área, são melhores que alguns heróis iniciais de nível dois ou até três.
- Heróis são vendidos pelo mesmo preço da compra, então não tenha medo de guardar algum herói que vai te servir no futuro no seu banco de reservas.
- Se você fizer as compras logo após o round começar, o seu ouro para o juros já terá sido computado, e essa é uma boa estratégia para manter a renda extra e ainda comprar um bom herói.
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