Cinco heróis dos games que já são quase quarentões
Eles estão há décadas entrando pelos canos e fugindo de fantasmas, mas não dão sinais de que vão se aposentar tão cedo. Estamos falando de heróis como Mario e Pac-Man, que já são quase quarentões, mas graças à tecnologia envelhecem muito melhor que nós, pobres mortais.
Depois de conferir muitas certidões de nascimento, o START listou 5 desses heróis do passado que já têm muita história de vida para contar.
PAC-MAN: 39 anos (22/5/80)
Quem está na casa dos 30 e poucos anos deve se lembrar de "Pac-Man" como uma de suas primeiras experiências nos videogames. Popularmente conhecido no Brasil como "Come-Come", o personagem amarelo faz parte do imaginário popular quando o assunto é entretenimento digital.
Lançado em 1980 pela japonesa Namco, o game ainda deixa muita gente hipnotizada por seus labirintos que vão aumentando o nível da dificuldade - à medida que os fantasmas que perseguem o herói ficam cada vez mais impiedosos.
A organização Record Setter, que cataloga recordes em games, aponta que o jogador mais rápido a passar por todos os níveis de "Pac-Man" sem perder nenhuma vida é Dave Race, de Ohio. Sua jornada levou 3 horas, 33 minutos e 12,69 segundos para ser completada, e foi registrada em 2012.
"Pac-Man" segue famoso, com participações especiais - ainda que algumas infames - em filmes como "Pixels", estrelado por Adam Sandler, e também em games, como os mais recentes "Super Smash. Bros" da Nintendo. Além, é claro de seus próprios títulos, lançados para as mais diversas plataformas e com formatos diferentes ao longo dos anos.
MARIO: 38 ANOS (9/7/81)
O bigodudo mais famoso do mundo dos games também está próximo dos 40 anos. Ao contrário do que você possa imaginar, o Mario não estreou em um jogo próprio, nem em um console da Nintendo.
Sua primeira aparição foi em "Donkey Kong", jogo de 1981, para arcades. O personagem mais famoso do lendário Shigeru Miyamoto nasceu quando a gigante japonesa encarregou o designer de games de reaproveitar um jogo que havia sido um fiasco nos EUA. E deu certo: o bigodudo - chamado de Jumpman em sua primeira versão nos videogames - virou o mascote da empresa japonesa.
As aventuras de Mario envolvem as mais variadas atividades, desde viagens ao redor da galáxia até emocionantes corridas de kart, passando por disputas acirradas de modalidades olímpicas contra seu rival Sonic e partidas de outros esportes, como: tênis, futebol e até RPGs.
Reunindo todos os seus títulos, a franquia é a mais bem-sucedida da história, com mais de 595 milhões de cópias vendidas. A influência do personagem é tão grande, que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, entrou em um dos canos do personagem e vestiu o chapéu do Mario para anunciar a chegada da Olimpíada de Tóquio 2020.
DONKEY KONG: 38 ANOS (9/7/81)
Claro que não podemos esquecer do personagem que deu palco para que o bigodudo Mario pudesse brilhar. Donkey Kong é o gorila que dá nome ao game e, curiosamente, iniciou sua trajetória nos videogames como um vilão, capturando a personagem Pauline, que precisa ser resgatada pelo Jumpman.
Um dos primeiros vilões do mundo dos videogames virou herói, deu origem a uma das franquias mais famosas de jogos de plataforma e até hoje é reconhecido com nostalgia pelos jogadores, principalmente após seu retorno na série "Donkey Kong Country", que fez a alegria dos jogadores nos anos 90. No total, a franquia já vendeu mais de 58 milhões de cópias.
PITFALL HARRY: 37 ANOS (20/4/82)
Os jogadores que sentem saudades da era do Atari com certeza já ouviram falar deste aventureiro. Pitfall Harry é o nome do protagonista de "Pitfall", jogo desenvolvido por David Crane para o Atari 2600 e lançado pela Activision - sim, a mesma que produz jogos até hoje - em 1982.
Muito antes de Lara Croft e Nathan Drake saírem por aí em busca de tesouros, Pitfall já precisava coletar itens na selva com um tempo limite de 20 minutos. A cada tela há um desafio diferente, em um game que parecia não ter fim, com muitas horas de jogo.
Além de sua influência em jogos que surgiram depois, como a franquia "Prince of Persia", por exemplo, Pitfall chegou a ter sua própria animação, nos anos 80. Não durou muito: o show foi cancelado após uma temporada.
LUIGI: 36 ANOS (14/7/83)
Irmão mais novo de Mario, Luigi estreou nos arcades em "Mario Bros.", de 1983. Originalmente pensado apenas como um espelho do personagem principal - permitindo que um segundo jogador participasse - o "Mario verde" foi desenvolvendo sua personalidade ao longo das décadas e se diferenciando não apenas pela cor.
O simpático e medroso Luigi ganhou até mesmo seus jogos próprios com a franquia "Luigi's Mansion", na qual ele caça fantasmas de uma forma extremamente atrapalhada e, claro, divertida. O terceiro capítulo deve chegar ao Nintendo Switch ainda em 2019:
BÔNUS: ALEX KIDD E SONIC
Outros personagens também velhinhos, mas que ainda não chegaram aos 40, são Alex Kidd (33) e Sonic (28). A dupla marcou uma época de ouro da Sega, quando a companhia competia com a Nintendo em hardware e software.
O cabeção mais querido dos games teve sua estreia no Master System, no ano de 1986, e continuou dando as caras até 1990, com "Alex Kidd in Shinobi World". Ele não ganhou games próprios recentemente, mas pode ser visto como convidado especial em jogos como "Sonic & All-Stars Racing Transformed".
Já o corredor mais rápido dos games ainda não bateu nos 30: o ouriço azul surgiu em 1991, e ainda aparece em games como "Team Sonic Racing". Além disso, ele vai estrelar seu próprio filme, previsto para 2020.
Quem sabe com o redesign do personagem nas telonas, o filme não resgate um pouco do prestígio do mascote da Sega?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.