Um resumão de "Borderlands" para quem está chegando agora
"Borderlands 3" é um festival de destruição, caos e milhões de armas. Isso todo mundo sabe, mas o que o marketing do game não mostra é o foco na narrativa, com personagens e eventos de todos os games, inclusive os spin-offs, sendo relevantes para a história do novo jogo.
Para piorar, a cena de introdução de "Borderlands 3" não esclarece muita coisa, principalmente para quem está entrando na série agora. Uma pena, porque toda a mitologia criada nesses dez anos de série é bem interessante. Fizemos aqui um compilado com o que aconteceu de mais importante em "Borderlands" até o terceiro game. Obviamente, o texto contem SPOILERS!
O que são as Vaults?
Antes de entrarmos na história de cada jogo, é bom explicarmos o que são as Vaults (ou Arcas, na versão em português), já que elas são as responsáveis por todos os conflitos da série Borderlands e o objetivo final de muitos dos heróis e vilões dos games.
Antes tidas somente como lendas, as Vaults são locais que guardam tecnologia e tesouros de uma raça alienígena há muito tempo extinta: os Eridians. O símbolo das Vaults é um círculo com um "V" de cabeça para baixo.
Em todo Borderlands, uma nova Vault é descoberta, e uma nova caça ao tesouro se inicia para chegar até ela, o que justifica todos os tiros, caos e destruição.
Borderlands (2009)
Quatro exploradores, Roland, Brick, Mordecai e Lilith, chegam ao esquecido e selvagem planeta Pandora em busca da lenda da Vault. Por causa disso, eles ficam conhecidos como Vault Hunters. Uma informação importante a se saber é que, apesar de o jogador só poder escolher um personagem, o cânone oficial leva em consideração que todos os quatro passaram pela aventura juntos. O que vale também para os demais jogos.
Os Vault Hunters são ajudados por uma misteriosa mulher chamada Angel, que fala telepaticamente com eles e os guia nas missões de história. Eles, então, partem em busca da chave para a Vault, um artefato que foi dividido em três partes e está nas mãos dos três principais clãs de bandidos de Pandora.
Durante essa busca, os Vault Hunters são confrontados pela comandante Steele e seu exército de Crimson Lance, que dizem governar Pandora e que, por causa disso, têm o direito sobre a Vault e todos os seus tesouros.
Angel alerta os protagonistas de que a Vault é perigosa e não pode cair nas mãos de Steele, só que a comandante consegue a chave e chega até o local do suposto tesouro primeiro. Ao abrir a Vault, finalmente, descobre que está diante de uma espécie de portal que aprisiona uma enorme criatura chamada The Destroyer, que mata Steele.
Na batalha contra o chefe final, os Vault Hunters conseguem acabar com o The Destroyer e fechar a Vault novamente. Apesar de Angel ter ajudado os heróis por toda a aventura, o game termina sem explicar o que ela é e quais são as reais intenções dela.
Borderlands: The Pre-Sequel (2014)
Apesar de ter sido lançado após "Borderlands 2", cronologicamente "The Pre-Sequel" acontece antes (daí o nome, "pré-sequência").
A história acontece na lua de Pandora, Elpis, onde um homem chamado Jack diz ter descoberto uma Vault. Para ajudá-lo, ele contrata os Vault Hunters Athena (personagem que aparece em uma das expansões do primeiro "Borderlands"), Claptrap (o robozinho amarelo que também aparece no primeiro game), além de Wilhelm e Nisha (que se tornariam vilões em "Borderlands 2").
Jack comanda uma grande estação espacial chamada Helios, que orbita Elpis e tem o formato da letra "H", só que ela é invadida por uma facção chamada Lost Legion. Para retomá-la, Jack e os novos Vault Hunters recebem o auxílio dos protagonistas do primeiro game, Lilith e Roland, além de Moxxi, outra personagem que é introduzida em uma das expansões do primeiro "Borderlands".
Após recuperar a estação Helios, Jack é traído pelo trio do primeiro game quando eles descobrem que Jack havia adquirido o olho da criatura The Destroyer, após ter sido derrotado na Vault, para criar uma arma de destruição em massa.
Mesmo assim, Jack e os novos Vault Hunters conseguem entrar na Vault lunar e derrotar o guardião Sentinel. Então, Jack toca no misterioso artefato e tem visões do futuro. Enquanto ele está em estado de transe, Lilith aparece e dá um belo soco em Jack, desfigurando o rosto do vilão e explicando a razão de ele usar uma máscara nos jogos posteriores.
Após toda essa experiência, Jack fica completamente louco e se torna Handsome Jack, o grande vilão de "Borderlands 2".
Borderlands 2 (2012)
Após os eventos de "The Pre-Sequel", Handsome Jack começa sua vingança contra os Vault Hunters e a população de Pandora, usando o poder bélico da estação Helios. O que restou de civilização no planeta se refugiou na cidade de Sanctuary, que também se torna a base dos Crimson Raiders, um grupo de resistência comandado por Roland, um dos Vault Hunters do primeiro game. Lilith, Mordecai e, posteriormente, Brick também entram para o grupo.
Essa resistência ganha o reforço de mais quatro Vault Hunters recém-chegados em Pandora: Zer0, Maya, Axton e Salvador. Assim como no primeiro game, eles são guiados por Angel, já que Handsome Jack achou uma chave para uma nova Vault, dessa vez em Pandora, e pretende usar o poder dela para concluir sua vingança.
Após alguns eventos, em que os ex-Vault Hunters e agora lacaios de Jack, Wilhelm e Nisha, são mortos, os Crimson Raiders são traídos por Angel, que revela ser filha de Handsome Jack. Para evitar que a cidade de Sanctuary seja destruída, os personagens ativam os mecanismos internos do lugar, que era uma nave no passado, transformando-a em uma cidade voadora.
Em uma tentativa final de impedir o vilão, os Crimson Raiders, assim como os antigos e novos Vault Hunters fazem uma missão suicida contra a base de Jack. Arrependida e com ódio do pai, Angel pede para ser morta pelos Vault Hunters, um desejo que é concedido. Ao ver a filha sem vida, o vilão mata Roland e rapta Lilith.
Com a Vault aberta, assim como aconteceu no primeiro game, uma enorme criatura, chamada The Warrior, aparece. Mesmo em desvantagem, os novos Vault Hunters conseguem derrotar o monstro, salvar Lilith e matar Handsome Jack.
No fim, outro plot twist acontece e a chave usada para abrir a nova Vault revela um mapa, mostrando a localização de várias outras Vaults espalhadas pela galáxia.
Tales From Borderlands (2014)
O Borderlands mais diferente de todos, já que é um adventure e não um jogo de tiro. "Tales" acompanha a história de dois novos personagens: Rhys e Fiona, que fazem uma aliança temporária para recuperar 10 milhões de dólares e acabam descobrindo uma nova Vault em Pandora.
O game acontece após "Borderlands 2" e diversos personagens dos jogos anteriores retornam, como Zer0, Athena e Handsome Jack, que continua vivo como uma entidade virtual.
Um evento importante no jogo é a destruição da estação Helios, que ainda estava operando mesmo sem Jack. Os destroços caem em Pandora e os sobreviventes acabam formando um clã liderado por Vaughn, melhor amigo de Rhys.
Scooter, o mecânico responsável pelos veículos da galera e que aparece desde o primeiro "Borderlands", acaba morrendo. Ele tem um triste fim após tentar consertar a nave em que Rhys e Fiona estão no espaço.
Após muitas reviravoltas na história, em que Rhys mata Handsome Jack de uma vez por todas e se torna o presidente da megacorporação Atlas, ele, Fiona e um grupo de amigos que se formou durante a aventura conseguem abrir a nova Vault, chamada Vault of the Traveler, e derrotam o monstro que a protegia. No final, Rhys e Fiona entram sozinhos na Vault, desaparecendo misteriosamente.
Commander Lilith & the Fight for Sanctuary (2019)
Essa é uma expansão para "Borderlands 2" que foi lançada poucos meses antes do lançamento de "Borderlands 3" e desenvolvida justamente para ligar os acontecimentos entre os dois games.
A história mostra como Lilith é forçada a tomar a liderança dos Crimsons Raiders após a morte de Roland em "Borderlands 2". Isso por causa do aparecimento de um novo vilão, Coronel Hector, que expulsa os heróis de Sanctuary, rouba o mapa com a localização das outras Vaults e ainda espalha um gás em Pandora, transformando seus habitantes em monstros-planta.
Por ser uma expansão, o jogador controla o mesmo Vault Hunter de "Borderlands 2" e realiza uma série de missões para retomar Sanctuary, o mapa das Vaults e salvar Pandora.
No final, Lilith não tem outra saída para derrotar Hector a não ser destruir Sanctuary, perdendo o mapa no processo. Com os Crimson Raiders quase dizimados após a luta, Lilith faz um chamado para que novos Vault Hunters apareçam em Pandora para retomar a busca pelas Vaults restantes, dando o gancho para "Borderlands 3".
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.