Sem Pause: 5 perguntas para Christie Golden, autora de livros de Warcraft
Uma das principais autoras de livros do universo de Warcraft, Christie Golden esteve na CCXP 19 participando de um painel sobre a franquia da Blizzard. Além dos livros de Warcraft, a autora também escreveu mais de 10 romances das séries Star Trek e Star Wars. Do Warcraft, alguns foram lançados aqui no Brasil: Crepúsculo dos Aspectos, a Ruptura, Marés de Guerra, Crimes de Guerra e Antes da Tempestade, este último contando os eventos que antecederam a expansão atual Battle for Azeroth.
A "lore" (história) de Warcraft é muito rica e contempla milhares de anos, desde a criação de Azeroth, a Alvorada dos Aspectos Dragônicos (que resultou nos conflitos dos dragões contra Galakrond) e eventos de grandes proporções que também ajudaram a moldar Azeroth, como a Grande Cisão (com a explosão da Nascente da Eternidade, 10 mil anos antes dos eventos atuais), a vinda dos Orcs para Azeroth (retratado no filme "Warcraft, o Primeiro Encontro entre 2 Mundos" até os tempos atuais com o fim do conflito atual entre Horda e Aliança em Kul Tiras e Zandalar.
No início de 2020 será lançado em World of Warcraft o patch 8.3, com os heróis enfrentando N'zoth (um antigo deus antigo, que conseguiu ser libertado graças à Azshara) e depois teremos a expansão Shadowlands, que foi revelada na Blizzcon e surpreendeu muitos jogadores, com Sylvanas quebrando o véu que separa a vida e a morte após confrontar Bolvar Fordragon, que era o atual Lich Rei.
Conversamos com a Christie, que comentou mais sobre a franquia e o que esperar por Shadowlands.
START - Como são os seus estudos sobre as histórias que você faz em Warcraft?
Christie Golden - Quando escrevi o primeiro livro em 2000, sim, eu estudei bastante junto com o Chris Metzen (um dos fundadores da Blizzard) e os escritores da lore de Warcraft. Joguei o game desde o lançamento e já conheço os personagens, ainda mais agora que eu trabalho na Blizzard.
START - Como você se prepara para dar continuidade na história de personagens tão importantes?
Christie - Lendo romances, histórias curtas e quadrinhos, além de conversar com as equipes de desenvolvimento.
START - Teve algum momento que foi realmente difícil de escrever, algum momento marcante?
Christie - Quando estava trabalhando em Marés da Guerra, em 2011, meu pai faleceu, e pelo livro ser bem emotivo, foi bem difícil pois no final tem um funeral para o Rhonin, que se sacrificou para salvar outras pessoas no ataque de Garrosh em Theramore. E meu pai foi um homem muito bondoso. A Blizzard foi maravilhosa, e, apesar do prazo apertado, eles entenderam e me deram um tempo para me levantar.
START - O anúncio de World of Warcraft: Shadowlands pegou muita gente de surpresa. Como você viu a recepção do público com o anúncio na Blizzcon?
Christie - Se você esteve na Blizzcon ou assistiu pelo ingresso virtual, pode-se dizer que as pessoas ficaram bem empolgadas, e isso nos faz sentir bem, porque acho que nós e os jogadores percebemos que isso é algo inédito. Estamos fazendo algo novo, coisas que nunca fizemos antes, indo a lugares em que nunca estivemos antes, e esse foi um desafio que todos abraçaram com entusiasmo. Esperamos que Shadowlands seja recebido com a mesma empolgação pelos jogadores.
START - Que conselhos você daria a uma pessoa que esteja pensando em seguir carreira na literatura?
Christie - É algo que você precisa levar muito a sério. É algo que é importante para você e que você precisa ter certeza de que pode dedicar o tempo e energia necessários. Gosto de dizer às pessoas que uma das melhores coisas a fazer é adquirir o hábito escrevendo, e digo às pessoas que elas podem tentar escrever algo todos os dias, a cada 3 dias, toda semana. E escrever no mesmo lugar, na mesma hora do dia, transformar isso em uma rotina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.