Ex-executivo de Xbox diz que Sony "ganhou a geração" de videogames
Durante a CES 2020, além de revelar a logo do PS5, a Sony divulgou que já vendeu mais de 106 milhões de PlayStation 4 em todo o mundo. São números que refletem o sucesso do console na atual geração, e até quem trabalhava para a Microsoft admite isso.
Mike Ybarra, ex-vice presidente da divisão Xbox e integrante das equipes que desenvolveram todos os consoles da Microsoft, admitiu que, na atual geração, a Sony e seu PlayStation 4 foram os "vencedores".
Em uma série de mensagens respondendo seus seguidores no Twitter, Ybarra, que agora trabalha na Blizzard, afirmou que a Sony construiu "uma melhor experiência de jogo" e por isso "ganhou a geração".
O executivo argumentava com um seguidor que defendia que games exclusivos são a razão para um console vender mais que outro, ao que Ybarra respondeu:
"A competição não é pelo HW (HardWare), é por construir a melhor experiência de games. É por isso que a Sony ganhou esta geração. É por isso que desenvolvedoras de PC se saem bem. É onde você quer competir: entregar jogos melhores para o mundo, não um vai e vem de HW (HardWare) a cada 5 ou 8 anos. Zzzz".
Em outro tweet, Ybarra aproveitou também para elogiar o Xbox Game Pass como uma jogada inteligente da Microsoft de construir a experiência de games para os jogadores.
"De um ponto de vista econômico, é melhor para o Xbox se eu for um assinante de Game Pass (que eu serei para PC) em vez de comprar o console deles. Eu sei que soa estranho, mas é a verdade. A estratégia do Game Pass é bem inteligente. Quem se importa onde você joga, desde que você jogue no mundo de Xbox".
O Xbox Game Pass, serviço de assinatura que permite baixar e jogar diversos games no Xbox One e também no PC, foi implementado quando Ybarra ainda era vice-presidente da divisão Xbox.
Em 2019, os assinantes do Xbox Game Pass tiveram acesso a títulos de peso, como "Devil May Cry V" e "Gears 5", além de novidades que fizeram barulho, como "Blair Witch" e "The Outer Worlds". Agora no começo de 2020, "GTA V" também entrou no catálogo.
O Xbox Game Pass veio como um sucesso bem-vindo nesse fim de geração para a Microsoft, que se viu sempre buscando reverter o prejuízo da mensagem que passou no anúncio do Xbox One, em 2013. Naquela épica, a proposta inicial de um videogame que exigia estar sempre conectado à internet para jogar não soou bem entre os jogadores. Mais tarde a empresa voltaria atrás na decisão, mas já era tarde demais.
Essa falha certamente ajudou a Sony a popularizar ainda mais o PlayStation nesta geração, o que reflete agora nas mais de 106 milhões de unidades vendidas. A Microsoft não divulga os números de venda do Xbox One desde 2015, mas analistas indicam um número total de 41 milhões de unidades para a família Xbox (que inclui Xbox One, Xbox One S e Xbox One X) no final de 2018.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.