Coronavírus: campeonatos de League of Legends são suspensos em São Paulo
Competições de eSports no Brasil começaram a ser impactadas pela pandemia do novo coronavírus. A Riot Games anunciou a suspensão temporária do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) e do Circuito Desafiante, os dois principais torneios do cenário competitivo nacional.
Em comunicado nesta segunda-feira (16), a Riot Games Brasil disse que tomou a decisão em razão das novas recomendações do Ministério da Saúde e do Governo de São Paulo. Na tentativa de conter a disseminação da doença no País, autoridades ordenaram o fechamento de locais com potencial de aglomeração de pessoas e a suspensão de eventos públicos e privados.
Agenda em risco
No último fim de semana, as partidas do CBLoL, o campeonato da elite do cenário brasileiro, ocorreram normalmente, em um estúdio em São Paulo, mas com medidas extras de higiene. Os equipamentos eram limpos a cada partida e os pro-players, ao contrário do que acontece normalmente, não se cumprimentavam ao término dos jogos.
"Diante da evolução das recomendações, é nosso dever e prioridade zelar pela segurança e pela proteção de todos os nossos jogadores e staff de organizações, parceiros da imprensa, patrocinadores e equipe de operação", justificou a desenvolvedora, em comunicado assinado pelo diretor de eSports, Carlos Antunes.
Os jogos da fase de classificação do CBLoL não contam com presença de público. Somente a final recebe torcida. A decisão da 1ª Etapa ainda não teve local de realização anunciado.
O jogador profissional Felipe "brTT" Gonçalves, da equipe paiN Gaming, se manifestou e elogiou a decisão de suspender o CBLoL.
Jogos pela internet?
O comunicado informa ainda que a Riot Games Brasil considera a possibilidade de fazer as partidas do CBLoL pela internet, assim como é no Circuito Desafiante, o torneio da 2ª divisão.
"Temos grupos de jogadores profissionais e equipes de operação da Riot trabalhando em conjunto e preferimos adotar medidas mais cautelosas neste momento e avaliar flexibilizá-las no futuro, caso seja possível e responsável", explicou o diretor da empresa.
Pelo Twitter, Carlos detalhou que, mesmo em partidas online, "várias pessoas dos times de transmissão e operação precisam trabalhar juntas na produção dos conteúdos", assim como os pro-players necessitam estar reunidos em gaming house ou office. "Neste momento, preferimos ser mais cautelosos".
O anúncio vem horas depois de Flamengo e Team One, dois clubes que disputam campeonatos de LoL, anunciarem a suspensão de suas atividades operacionais e esportivas no centro de treinamento que ambos compartilham em um shopping de São Paulo. A Vivo Keyd fez o mesmo, e os colaboradores passarão a trabalhar remotamente em sistema de home office.
Como estão as competições
Com isso, o CBLoL é paralisado após a 6ª semana de disputas. O campeonato é liderado pela Vivo Keyd, com nove vitórias e três derrotas. Na vice-liderança aparece o Flamengo, com oito triunfos e quatro revezes.
Já o Circuito Desafiante, na 6ª rodada, tem o Santos como líder, com cinco vitórias e uma derrota.
Os dois campeonatos já estão com calendário atrasado em razão das chuvas que castigaram São Paulo nos dias 9 e 10 de fevereiro. O estúdio utilizado para o CBLoL e a produção de conteúdo acabou destruído por uma enchente e, por isso, as competições foram suspensas por duas semanas. O torneio da elite passou a ser realizado em outro estúdio.
No exterior, os campeonatos de League of Legends e outras modalidades também vêm sendo afetados. O Mid-Season Invitational (MSI), por exemplo, que conta com os campeões das ligas regionais de LoL do primeiro semestre acabou adiado de abril para julho, em razão da pandemia do covid-19.
Outros campeonatos
No último fim de semana, a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) aconteceu com restrições. Não houve presença de público, como estava inicialmente previsto, nem liberação para que jornalistas fizessem a cobertura in-loco. A Team Liquid conquistou o título.
O campeonato de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) CLUTCH, também teve as partidas desta semana adiadas, conforme anúncio da organização no Twitter nesta segunda-feira. Já houve três rodadas, disputadas presencialmente em São Paulo. São oito equipes participantes. A W7M Gaming é a líder, com três vitórias. A RED Canids Kalunga aparece logo atrás, com duas vitórias e um empate.
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.